logo-blog

PALAVRA DO PASTOR: “NOS MOMENTOS DE CRISE ESTÃO AS OPORTUNIDADES PARA EXERCITAR E PROVAR A NOSSA FÉ” – COM PASTOR MÁRCIO

7 de julho de 2020

Se há algo com o qual todos podemos concordar, é que estamos vivendo dias difíceis, muito difíceis. Com a pandemia Covid-19 e seus desdobramentos sociais, econômicos e humanos, fomos inseridos num cenário dramático, impulsionador de sentimentos como medo, angústia, incerteza e ansiedade, dentre outros.

Então pergunto: qual deve ser a reação de um cristão diante de tudo isso? Ora, como tenho dito reiteradamente desde que tudo isso começou, acredito que os momentos de crise são justamente oportunidades para exercitar e provar nossa fé. É em meio a adversidade que demonstramos a nossa fidelidade a Deus. Aprendemos isso com o testemunho do profeta Habacuque, que viveu num tempo de crise e, ao invés de fraquejar em sua fé, a reafirmou dizendo: “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro” (Hc 3.17-19 NTLH).

O escritor cristão John Bunyan (1628 – 1688) disse algo extremamente oportuno: “muitas vezes penso que os melhores cristãos se encontram nos piores tempos”. De fato, se pensarmos nos cristãos que se destacaram e marcaram a história, veremos que todos/as eles/as viveram em tempos difíceis. Muitos/as sofreram injustiças e toda sorte de oposição. Outros/as foram perseguidos/as e maltratados/as. Enfrentaram adversidades, privações e doenças. Ainda assim, maior que todas essas mazelas, foi a capacidade que tiveram de fazer brilhar a Luz de Cristo em meio às densas trevas.

De fato, os melhores cristãos se encontram nos piores momentos porque a luz só se destaca quando há escuridão. Olhe para o céu durante o dia e você não verá nenhuma estrela, embora todas elas estejam lá. Já, quando anoitece, quanto mais escuro fica, mais podemos ver seu brilho e encontra-las com facilidade.

Neste tempo tão difícil, sejamos melhores cristãos! Pode ser uma preciosa oportunidade para a sociedade encontrar em seu meio, aqueles/as dispostos/as a levar a fé onde há dúvida, esperança onde há desespero… alegria onde há tristeza… luz onde há trevas. (parafraseando Francisco de Assis). Podemos fazer tudo isso com palavras, gestos e ações.

Que o Senhor abençoe nossas vidas e nos capacite pelo Espírito Santo, a fim de cumprirmos nosso papel como cristãos, diante dos incontáveis desafios de um mundo em crise. Faça a diferença!

Rev. Márcio Abreu de Freitas
Pastor Titular da Igreja Metodista Central em Carangola