PONTO-SOCORRO DA CASA DE CARIDADE PODERÁ FECHAR AS PORTAS POR FALTA DE REPASSE DO MUNICÍPIO
25 de outubro de 2018Na manhã desta quinta-feira (25), a Equipe Carangola Notícias fez contato com a diretoria da Casa de Caridade de Carangola, momento em que foi confirmado que o Pronto Socorro de Carangola poderá fechar as portas em decorrência da falta de repasse do Município e outros com a entidade.
Segundo a diretoria do hospital, a Prefeitura Municipal de Carangola não vem cumprindo com o pagamento mensal de seu compromisso para manter o funcionamento do Pronto Socorro da Casa de Caridade de Carangola no Serviço de Rede de Urgência e Emergência e a dívida já ultrapassa a R$1.150.000,00. Com isso, a Casa de Caridade de Carangola, vem assumindo esse serviço e poderá, com essa dívida do município de Carangola, afetar o funcionamento do pronto-socorro socorro, que vem atendendo a Carangola e toda a região. Além da falta de repasses pelo munícipio de Carangola, a Casa de Caridade vem sofrendo também a falta repasse por parte do estado de MG e até mesmo do Governo Federal. Alguns convênios também tem atrasado o repasse ao hospital, o que contribui para o agravamento da situação. O somatório do déficit de repasses à Casa de Caridade feitos pelo munícipio, estado e convênios, ultrapassa os 10 milhões de reais.
O Pronto Socorro da Casa de Caridade de Carangola realiza o atendimento de urgência e emergência de toda a região, sendo que o seu fechamento traria graves problemas para muitas cidades, sendo esta problemática, então, de TODAS AS CIDADES DA REGIÃO e não só da Prefeitura de Carangola, que também tem sofrido com a falta de repasses estaduais e federais.
A direção da Casa de Caridade informou que se reunirá até o dia 10 de novembro para deliberar sobre a situação e comunicar ao município o que for resolvido, mas já adianta que sem o repasse Municipal, interromperá as atividades do Pronto-socorro, deixando de fazer parte da Rede de Urgência e Emergência. Vale relembrar que o Pronto Socorro é responsabilidade do Município.
Ressaltamos que o hospital mais próximo que possui pronto-socorro com condições de atendimentos de média e alta complexidade fica na cidade de Muriaé, a qual está a 80 KM de Carangola, e certamente não autoria a demanda das cidades da região de Carangola.
Faz-se necessário que seja montada uma comissão das autoridades políticas de TODAS as cidades da região, no sentido de buscar recursos para o pronto-socorro da Casa de Caridade junto ao Estado e à União! Onde estão os deputados votados em Carangola nessas horas? Você já entrou em contato com algum deles?!
É hora de agir imediatamente! Cobre isso da autoridade política do Executivo e do Legislativo! Não podemos perder o pronto-socorro!!!
Texto (parcial): Blog O Combatente – Francisco Cabral
Informações confirmadas: Diretoria da Casa de Caridade de Carangola