PALAVRA DO PASTOR: LEIA A MENSAGEM “O CASAMENTO PRECISA DE CUIDADOS” – COM PASTOR MÁRCIO
8 de outubro de 2019O CASAMENTO PRECISA DE CUIDADOS
Recentemente li um artigo no qual comentaristas sociais declaravam que 50% dos casamentos realizados nos Estados Unidos terminam em divórcio. No Brasil, um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com dados do período entre 1984 e 2016, aponta que o número de dissoluções disparou nos últimos anos. Em 1984, eram cerca de 10% dos casamentos, com 93,3 mil divórcios registrado. Atualmente chega perto de um terço (31,4%). Mais do que através de números, o divórcio deixa sua marca, na maioria das vezes, através de profunda dor e tristes consequências emocionais, sobretudo na vida dos filhos.
Essa triste realidade confirma uma tese da qual estou convencido: o casamento precisa de cuidados! O erro de muitos casais está em desconsiderar essa verdade. Ingenuamente, pensam que a felicidade no casamento é automática, como apregoa os contos de fada: “casaram-se e viveram felizes para sempre…”. Ledo engano.
Nenhum casal é feliz automaticamente. A felicidade precisa ser construída com inteligência e muito esforço. Logo, o casamento precisa de cuidado constante e permanente.
Veja um jardim, por exemplo. Em nenhum jardim, as plantas crescem saudáveis e os canteiros se tornam bonitos, se não houver alguém que cuide com zelo e responsabilidade. Assim é no casamento. Casamentos bonitos não acontecem por acaso. É preciso cuidado diário.
Casamentos, tais como jardins morrem, ficam feios, se não forem cuidados. Muitos casamentos estão fracos porque os cônjuges relaxam e não adubam com gestos e atitudes que fortaleçam os laços conjugais.
Casamentos, tais como jardins, se não forem cuidados, as ervas daninhas crescem e sufocam o amor. Ervas daninhas não precisam ser nutridas. Elas nascem por si só. Ervas daninhas precisam ser arrancadas.
Ervas daninhas, podem ser, por exemplo: a indiferença, o egoísmo, o individualismo, o orgulho e tantos outros comportamentos que tiram o brilho e a vida do casamento.
Barbara Russel Chesser, escritora americana, escreveu num dos seus livros assim: “O casamento é como um jardim. Cuide dele com capricho, molhe-o, tire as ervas prejudiciais, tome medidas necessárias contra insetos prejudiciais, e terá um jardim luxuriante de flores, frutos e legumes para usufruir.”
Casamentos são como jardins. Não há jardins sem jardineiros. Que você seja um bom jardineiro em seu casamento. Cuide dele constantemente, com zelo e responsabilidade. Tenha na Palavra de Deus, o “manual” para cumprir essa missão. Em Deus, é possível vivenciar casamentos sólidos e regados de amor.
Rev. Márcio Abreu de Freitas
Pastor Titular da Igreja Metodista Central em Carangola