A PREFEITURA MUNICIPAL DE CARANGOLA, JUNTAMENTE COM O SEMASA, RETOMAM OBRAS DA “ETE” PARA A AMPLIAÇÃO DA REDE DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO.
8 de outubro de 2019
A primeira etapa das obras (de coleta da rede de esgoto apenas da margem esquerda do Rio Carangola) da primeira “ETE” (Estação de Tratamento de Esgoto) de Carangola , iniciadas no ano de 2008 até hoje, passados 11 anos, não foram concluídas, embora tenham sido retomadas em 01/06/2015 com o compromisso de serem entregues em 01/06/2016.
Através de Processo Licitatório realizado pela atual Administração, a Construtora Magal saiu vencedora e está construindo mais 02 Reatores Anaeróbicos e uma nova Estação Elevatória, na ordem de R$ 1.322.292 (um milhão, trezentos e vinte e dois mil, duzentos e noventa e dois reais), com recursos advindos da FUNASA, através do Ministério da Saúde. A previsão de entrega da obra é para o primeiro semestre do próximo ano.



Com esse investimento, o SEMASA atenderá 42% de sua rede coletora de esgoto na área urbana, atendendo também os bairros Centro e Caixa D’Água. A atual Administração também elaborou projeto visando ampliação da Rede de Abastecimento de Água, aguardando aprovação e liberação de recursos, também através da FUNASA.
A sede da ETE/Carangola está localizada próxima à estrada sentido Carangola/Caiana. As unidades de tratamento compõem-se de Estação Elevatória de Esgotos, Tratamento Preliminar, 02 Reatores Anaeróbicos de Fluxo Ascendente (RAFA), Leitos de Secagem de Lodo, Área de Depósito de Lodo e Casa de Química, onde são realizadas análises laboratoriais completas, objetivando a garantia de sua eficiência sem uso de agrotóxico. Atualmente, é realizado o tratamento apenas dos Bairros Santa Emília, Vale dos Ipês, Coroado, Eldorado, Aeroporto e Horto Florestal, que corresponde a 28% do município.
FONTE: Prefeitura Municipal de Carangola.