logo-blog

AZEITE DE OLIVA, QUAL É O MELHOR? – COM A NUTRICIONISTA JOSIANE FINTELMAN

2 de agosto de 2020

Azeite de Oliva, qual é o melhor?

Conhecido por ser fonte de gorduras “boas” principalmente ômega 9, o azeite de oliva é também fonte de antioxidante, anti-inflamatório e importante para a saúde do coração por auxiliar no aumento do HDL (colesterol bom) e diminuição do LDL (colesterol ruim).
O azeite mais recomendado por médicos e nutricionistas é o “extra virgem”, sendo o mais puro e apresenta melhor perfil de nutrientes. Mas, esse não é o único ponto a se atentar para escolher um azeite de qualidade.
Mas afinal, o que é necessário um azeite ter para ser de boa qualidade?
• Deve ter uma acidez baixa (até 0,5%) que significa maior pureza e qualidade.
• O azeite extra virgem, esse de tampa verde não deve ser levado ao fogo para grelhar ou cozinhar. Se você aquecer ele vai saturar, pois a sua temperatura de saturação é muito baixa. Esse azeite é para ser usado para finalizar o prato.
• O azeite para ser levado ao fogo é o de tampa vermelha não extra virgem. Esse sim tem o ponto de saturação mais alto podendo ir ao fogo;
• Manter um armazenamento correto, ao abrigo de calor e luz com a embalagem bem fechada. Se manter ele com a embalagem aberta haverá uma perda de nutrientes;
• Sua ingestão não deve ser exagerada. Como toda gordura, cada 1g de azeite contém 9Kcal – 1 colher de sobremesa de azeite de oliva (13ml) = 117kcal.

Invista na sua alimentação, cuide da sua saúde!