CAFÉ DAS MATAS DE MINAS DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA E ESPERA FELIZ VENCEM CONCURSO DE QUALIDADE DOS CAFÉS DE MINAS GERAIS DE 2018
6 de dezembro de 2018O produtor Walacce Pedrosa (centro) recebendo o prêmio das mãos do governador Fernando Pimentel(esq.) e do presidente da Emater-MG, Glenio Martins
O produtor Josias Gomes (centro) recebendo o prêmio
Pelo segundo ano consecutivo, o café das Matas de Minas é considerado o melhor do Estado. É o que mostra o resultado final do 15º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, que este ano elegeu como campeões estaduais de 2018, dois cafeicultores da mesma região produtora. São eles: Josias Gomes, do município de Espera Feliz, na categoria Natural e Wallace Ferreira Pedrosa, do município de São Francisco do Glória, que concorreu na Categoria Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.
Os produtores Josias e Wallace fazem parte dos 20 finalistas da competição. Além dos campeões estaduais, o concurso também premiou os três melhores cafeicultores de cada uma das regiões produtoras de Minas Gerais. O anúncio foi feito em solenidade realizada nesta segunda-feira (03/12), na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, onde os finalistas de cada região e os vencedores estaduais receberam certificados e troféus.
Para os vencedores estaduais a conquista representa o reconhecimento de anos de aperfeiçoamento na cafeicultora. Segundo Josias Gomes, atendido pela Emater-MG desde 1977, agora a sua vida só vai melhorar. “É a melhor vitória que tive na minha vida. Trabalho só com minha família, genro e filho”, ressaltou. Gomes tem propriedades cafeeiras em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Já Wallace Ferreira Pedrosa, dono de uma propriedade de 27 hectares de café e prefeito da cidade de São Francisco do Glória, o bom êxito do seu produto na competição vem coroar o trabalho da propriedade familiar que desenvolve a atividade há mais de 30 anos. “O título (de campeão estadual) é o que importa, pois é uma oportunidade de mostrar que a nossa propriedade e o município têm potencial para a cafeicultura”, comemorou.
FONTE: Assessoria de Comunicação – Emater-MG