CARANGOLA ESTÁ SEM TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO E POPULAÇÃO DO DISTRITO DE LACERDINA É A MAIS PREJUDICADA
2 de abril de 2022
Nesta última semana a Empresa de ônibus que prestava o serviço de transporte público coletivo de passageiros no município de Carangola, fazendo a linha “Lacerdina x Aeroporto x Eldorado”, deixou de prestar o serviço, tendo a população de Carangola sido pega de surpresa, ficando sem o transporte. Os mais prejudicados foram os usuários do transporte público coletivo residentes no distrito de Lacerdina, uma vez que o local é mais afastado da área central e a população mais carente que necessita vir ao centro para trabalhar e/ou resolver afazeres não tem condição de custear táxi ou veículos de aplicativos.
Segundo informações obtidas pelo Carangola Notícias, a empresa que prestava o serviço de transporte público coletivo na cidade, mesmo com o subsídio de mais de 9 mil reais mensais recebidos da Prefeitura para ajudar nos custos, se viu obrigada a paralisar as atividades devido à alta do preço dos combustíveis, aliada ao baixo índice de passageiros pagantes, o que tornou totalmente inviável a continuidade das atividades já que seria prejuízo para a empresa.
Em contato a assessoria de comunicação da Prefeitura de Carangola, a Equipe Carangola Notícias obteve a informação de que o Chefe do Executivo teria encaminhado à Câmara Municipal um Projeto de Lei que autorizava a “atualização” do valor do subsídio mensal repassado à empresa prestadora do serviço, tendo-se em vista a alta considerável do valor do combustível. Um vereador informou à Equipe Carangola Notícias que já passou há algum tempo pela Câmara um Projeto de Lei atualizando o valor do subsídio para cerca de 13 mil reais, sendo este Projeto naquela oportunidade REJEITADO na Câmara, e que atualmente não há outro Projeto de Lei tramitando neste sentido. O Projeto teria sido rejeitado por diversos motivos, entre eles, o motivo de que a empresa não estaria prestando o serviço com eficiência, sobretudo aos finais de semana, quando o transporte era paralisado.
Não se sabe se a empresa TRANSLIMA interessaria a retornar com as atividades mesmo se o valor do subsídio mensal for atualizado, uma vez que nas redes sociais algumas funcionárias da empresa que trabalhavam na linha urbana de Carangola deixaram mensagens já de despedida, agradecendo ao proprietário da empresa pela oportunidade de trabalho e aos passageiros pela amizade, dando a entender que estariam “saindo” da empresa. Em uma das postagens, a funcionária finaliza com a frase ” Vencemos a pandemia mas não vencemos o preço alto do combustível”. Seguem abaixo as postagens públicas de funcionárias em suas redes sociais:
Vale ressaltar que, sem sombra de dúvidas, atualmente este problema da falta de transporte público coletivo é um dos mais urgentes a ser resolvido pelo Prefeito Silas Vieira e pelos 13 vereadores de Carangola. A população que NECESSITA diariamente do transporte público, sobretudo os moradores de Lacerdina, estão se sentido abandonados, sem pelo menos uma explicação da situação e uma previsão de resolução do problema. Vale ressaltar que nenhuma satisfação ainda foi dada à população pelos órgãos oficiais ou pela própria empresa que presta o serviço.
Moradores de Lacerdina pedem a ajuda/intervenção do Ministério Público (promotoria de justiça) no sentido de cobrar das autoridades municipais uma resolução rápida e definitva para o problema, uma vez que o M.P. tem força para esta “cobrança”, visando amparar a população mais carente que necessita do transporte público coletivo.
Com a Palavra, a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de vereadores de Carangola…
Reportagem: Carangola Notícias – Reprodução permitida somente mediante autorização e créditos.
Foto: Rede Social (Facebook)

