logo-blog

CARANGOLA: O MUNICÍPIO DO “TUDO NÃO PODE” QUANDO VOCÊ PRECISA ANUNCIAR SEU COMÉRCIO, PRODUTO OU SERVIÇO! O COMÉRCIO AGONIZA E O EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL ASSISTEM DE CAMAROTE; ATUALIZAR LEGISLAÇÃO ARCAICA, NÃO DÁ TEMPO, MAS APROVAR VALE ALIMENTAÇÃO E PLANO DE SAÚDE PARA OS VEREADORES FOI NA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO! DÊ SUA OPINIÃO!

15 de fevereiro de 2025

PEQUENO COMERCIANTE EM CARANGOLA:

COMERCIANTE: Posso panfletar um promoção no meu comércio?

Não! Uma Lei Municipal da época da Pandemia proíbe panfletagem e se encontra em vigor até hoje!

COMERCIANTE: Posso colocar um cavalete de propaganda em frente ao meu estabelecimento comercial, indicando meu comércio, as promoções, de um tamanho e de uma forma que não atrapalhe muito quem passa?

Não! Uma Lei Municipal proíbe desde 2021. Ao invés de regulamentar, para evitar abusos, foi mais fácil proibir, de forma “ditatorial” (se perguntar a opinião aos afetados diretamente). Quem aprovou a Lei e quem sancionou não depende de propaganda para fazer seu comércio sobreviver, entende. Então, fo… -se você que precisava anunciar!

COMERCIANTE: Posso colocar um windbanner na frente do meu comércio para indicar que minha pequena empresa é aqui aos meus clientes que passam?

Não! Embora a pitoresca Lei Municipal em vigor não contemple a proibição de windbanner, a Prefeitura fiscaliza como se windbanner fosse um cavalete por analogia (ilegalmente, portanto).

COMERCIANTE: Posso então colocar uma faixa de anúncio do meu pequeno comércio, na parte alta da Via, mesmo que em tamanho e altura compatíveis, de forma que não atrapalhe o trânsito?

Não! Embora a Legislação de 1974 (bem atual, né?) permita colocar faixa de publicidade mediante licença, fomos informados pelo setor de Tributação da prefeitura de Carangola, que o Governo Municipal resolveu mitigar esse direito e não emitir licença autorizativa.

COMERCIANTE: Mas a legislação não poderia ser menos radical, com a Câmara Municipal realizando uma audiência pública para ouvir o que a população realmente acha (principalmente comerciantes), e depois o Executivo preparar um Projeto de Lei, com a regulamentação de publicidade na cidade, projeto este que seja menos radical, menos proibitivo e mais regulamentativo, organizativo, para que não vire bagunça?

Não! O Executivo demonstra que não está nem um pouco  preocupado com isso, já que em 4 anos nada apresentou de PROJETO para mudanças da atual realidade. Já o Legislativo demonstrou na primeira reunião extraordinária do ano de 2025, que VOTAR E APROVAR PROJETO DE LEI PARA VEREADOR TER R$ 800,00 MENSAIS DE VALE ALIMENTAÇÃO É MAIS IMPORTANTE, DO QUE TRABALHAR PARA ATUALIZAR LEIS ARCAICAS OU QUE SÃO CONTRÁRIAS À VONTADE POPULAR. É isso mesmo! Os vereadores que comparecem na Câmara obrigatoriamente apenas quatro vezes por mês, para reuniões que muitas vezes duram pouco mais de uma hora (vídeo canal da Câmara Municipal no YouTube), ganharão VALE ALIMENTAÇÃO DE R$ 800,00, sendo o Projeto da MESA DIRETORA atual aprovado por unanimidade, sendo solicitado DESTAQUE pelo líder de Governo, graças à grande urgência do Projeto. De quebra, foi votado ainda plano de saúde para os vereadores e demais funcionários. ALÔ FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE CARANGOLA… VOCÊS TAMBÉM NÃO QUEREM VALE ALIMENTAÇÃO E PLANO DE SAÚDE CUSTEADO PELA PREFEITURA?

Enfim, pequeno comerciante, Carangola é visivelmente uma cidade do TUDO NÃO PODE pra quem quer trabalhar honestamente com comércio, e precisa fazer publicidade mais em conta do seu estabelecimento, do seu produto ou serviço. Nem todo mundo pode pagar propaganda em OUTDOOR (esse sim, tem dezenas pela cidade e é permitido).

Portanto, fica o alerta para VOCÊ que pretende investir em pequeno comércio em Carangola: prepara-se para ter dificuldades para divulgar seu comércio, seu produto, seu serviço! E mais… Com um Executivo e Legislativo inerte para mudar tal realidade, não temos muita esperança de melhora!

E VOCÊS… CIDADÃOS E CIDADÃS CARANGOLENSES, O QUE ACHAM DESSA CULTURA RADICAL PROIBITIVA NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA, INSTALADA PELO PODER PÚBLICO?

NÃO SERIA MAIS VIÁVEL OUVIR A POPULAÇÃO E ALINHAR UM MEIO TERMO, PRODUZINDO UMA LEGISLAÇÃO QUE ORGANIZASSE A PUBLICIDADE NA CIDADE DE FORMA A NÃO ATRAPALHAR QUEM PRECISA ANUNCIAR E QUEM TAMBÉM NÃO QUER A CIDADE COM MUITA POLUIÇÃO VISUAL? SERÁ QUE A RADICALIDADE É O CAMINHO? SERÁ POR QUE CARANGOLA TEM TANTOS COMÉRCIOS FECHANDO NOS ÚLTIMOS MESES?

É ASSIM QUE SE ATRAI MAIS EMPRESAS PRA CIDADE?

O COMÉRCIO CARANGOLENSE AGONIZA E O EXECUTIVO E LEGISLATIVO ASSISTE DE CAMAROTE.

CARANGOLA É DIGNA DE MELHOR SORTE!

DÊ SUA OPINIÃO!