CARANGOLA SEM TRANSPORTE URBANO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (16): UMA CARANGOLA QUE OS CARANGOLENSES NÃO QUEREM
14 de setembro de 2019Há vários meses a Viação Irmãos já explicitava às autoridades das dificuldades para manter o transporte urbano em Carangola, com as linhas CIRCULAR E VARGINHA. Porém, mesmo após vários debates na Câmara Municipal, não se aplicou nenhuma medida por parte do Executivo Municipal, o que levou a uma DRÁSTICA REDUÇÃO DE HORÁRIOS em abril/2019.
Mesmo a empresa dando sinais de que não conseguiria manter as linhas mesmo com a diminuição de horários, o Poder Público Municipal permaneceu inerte diante de tal ameaça. Porém, infelizmente chegou o dia: A VIAÇÃO IRMÃOS COMUNICA QUE A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (16) NÃO MAIS PRESTARÁ O SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO EM CARANGOLA.
A empresa, que pertence ao Grupo Unitrans, alega que a receita não é satisfatória para manter as linhas, pois a maior parte dos usuários são isentos de passagem, o que é garantido por Lei. Diante da alta despesa e baixa receita, se tornou inviável para a Viação Irmãos a continuidade da prestação do serviço.
A comunidade de Lacerdina, que será bastante afetada com a interrupção do serviço, se reuniu nesta quinta-feira (12) no Centro Comunitário do Distrito com o representante da Viação Irmãos, alguns vereadores de Carangola, Presidente da Associação de Moradores e vários membros da comunidade. O objetivo da reunião era debater o problema e cobrar do Prefeito Municipal de Carangola, Sr. Paulo Pettersen, providências no sentido de não deixar a comunidade carangolense desamparada sem transporte urbano. Porém, lamentavelmente o prefeito de Carangola não compareceu à reunião.
NOTA DO SITE: Carangola REGRIDE absurdamente com relação ao seu transporte urbano, perdendo todas as linhas que prestavam este serviço, por inércia do Poder Público Municipal. Trata-se de um problema complexo, mas não novo. Já deu tempo de pensar em novas alternativas e executá-las! Mas parece que o Executivo Municipal não se importa com a população que depende do transporte público em Carangola. Chegou a hora de partir para a manifestação pública de indignação para com esta inércia. A comunidade precisa agir e exigir, nem que seja por meio de ações de protesto, a resolução do problema pelo Poder Público Municipal, já que o texto Constitucional prevê que:
“Art. 30 – Compete aos Municípios:
V – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial; ” (C.F./1988)
COM A PALAVRA, O EXECUTIVO MUNICIPAL…
Texto: Carangola Notícias
Fotos fornecidas por leitores do Carangola Notícias