CARANGOLENSES SE POSICIONAM RADICALMENTE CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS E PROMETEM NÃO REELEGER AUTORIDADES POLÍTICAS MUNICIPAIS PRÓ-MUNICIPALIZAÇÃO; COMUNIDADE ESCOLAR PLANEJA GRANDE MANIFESTAÇÃO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO
11 de maio de 2022Em março de 2021, o Governo de Minas lançou o Projeto “Mãos Dadas”, o qual trata da descentralização da gestão do ensino fundamental das escolas estaduais para as prefeituras, um processo conhecido popularmente como MUNICIPALIZAÇÃO.
Em abril de 2021 o Governo de Minas protocolou o Projeto de Lei 2.657 instituindo o Projeto, sendo que este ainda não votado, continuando em tramitação na Assembleia Legislativa de MG. O “Mãos Dadas” entregaria 50% das matrículas da rede estadual atual aos municípios e causará consequências drásticas caso seja realmente implantado, principalmente fazendo com que profissionais contratados da educação estadual fiquem desempregados e facilitando para que algumas prefeituras ofereçam um salário ainda menor que o salário oferecido pelo Estado de MG, como acontece em CARANGOLA e várias cidades da região.
Em CARANGOLA, há alguns meses atrás o Prefeito Silas Vieira se posicionou contra o Projeto Mãos Dadas. Porém, há rumores de que a SRE CARANGOLA tem as escolas estaduais Professor Augusto Amarante e do Bairro Santo Onofre como alvo do início da MUNICIPALIZAÇÃO em CARANGOLA, o que tem causado muita revolta na comunidade escolar. Estamos em contato com a assessoria da Prefeitura de Carangola com relação à MUNICIPALIZAÇÃO.
Vale ressaltar que a Escola Estadual Professor Augusto Amarante acabou de ganhar o PRÊMIO DESTAQUE DO ANO em CARANGOLA, e “absorver” uma escola estadual que vem dando certo há tantos anos e é considerada destaque, é no mínimo incoerente.
A Escola Estadual do Bairro Santo Onofre trata-se de outra escola com excelente estrutura e que realiza um trabalho sensacional com crianças do bairro Santo Onofre e adjacências, uma área carente de políticas públicas, sendo a citada Escola uma referência na área educacional e sócio-cultural naquela comunidade. Há pouco tempo a Escola Estadual do Bairro Santo Onofre recebeu reforma e melhoramento de estrutura, o que motivou ainda mais a comunidade escolar.
Diante da “ameaça” de MUNICIPALIZAÇÃO de escolas estaduais em CARANGOLA, a comunidade carangolense tem se manifestado absolutamente contrária a esse projeto, já que traria desemprego aos contratados do estado, diminuição do valor pago ao professor, já que o salário do município não acompanha, de fato, o salário do Estado de MG, além da perda do plano de saúde estadual, já que o município de Carangola não dispõe de plano de saúde. A longo prazo, o Mãos Dadas também trará dificuldades financeiras aos municípios, já que haverá uma transferência de despesas para os municípios, sem uma política permanente de colaboração entre estado e municípios ou de compartilhamento permanente de receitas.
Portanto, o Projeto Mãos Dadas tem se mostrado uma iniciativa autoritária, que não tem escuta e participação da comunidade. Falta transparência no processo e as informações não chegam às comunidade escolares, o que é extremamente preocupante e revoltante.
Um grande grupo de pais de alunos, professores e demais profissionais da educação estadual em CARANGOLA faz oposição ferrenha ao Projeto Mãos Dadas e promete ainda trabalhar para que AUTORIDADES MUNICIPAIS DE CARANGOLA que forem FAVORÁVEIS À MUNICIPALIZAÇÃO não sejam reeleitos nas eleições municipais de 2024 e prometem fazer oposição aos candidatos a deputado que essas autoridades municipais pró-municipalização apoiarem nas eleições deste ano
Além da ameaça de oposição nas urnas, um grande Grupo de carangolenses planeja uma MEGA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA envolvendo toda a comunidade escolar (famílias, alunos, professores e demais profissionais na área da educação), visando a NÃO MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS EM CARANGOLA, sobretudo, aquelas que estão mais ameaçadas desta medida: ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR AUGUSTO AMARANTE E ESCOLA ESTADUAL DO BAIRRO SANTO ONOFRE.
Essa pauta BOMBA de MUNICIPALIZAÇÃO através do Projeto Mãos Dadas será um divisor de águas em CARANGOLA, seja na esfera educacional, social e política.
Acompanharemos o desenrolar da situação e informaremos você, leitor do CARANGOLA NOTÍCIAS, de todas as ações executadas e quem são seus protagonistas.
REPORTAGEM: CARANGOLA NOTÍCIAS – Reprodução de conteúdo permitida somente mediante autorização prévia e créditos.