DE NADA ADIANTA ESCOLHER BEM UM PRESIDENTE OU GOVERNADOR E TRATAR COM DESLEIXO O VOTO EM DEPUTADOS E SENADORES!
4 de outubro de 2018A importância do voto para o Legislativo
De nada adianta escolher bem um presidente ou governador e tratar com desleixo o voto em deputados e senadores, dos quais depende a aprovação de muitas plataformas do Executivo.
É natural que, no período eleitoral, as atenções costumem se concentrar nos candidatos ao Poder Executivo – caso de governadores e presidente da República ou de prefeitos, nas eleições municipais. São eles que monopolizam o noticiário com suas plataformas, declarações e atos de campanha, são eles que encarnam as ideologias e projetos que pretendem chegar ao poder. O efeito colateral dessa ênfase nas eleições majoritárias é o desleixo diante de um outro voto de grande importância: a escolha dos integrantes do Poder Legislativo.
Se é importante termos um presidente da República disposto a vetar uma eventual legalização do aborto aprovada pelo Congresso, melhor ainda é termos parlamentares que defendam a vida para impedir que tal absurdo chegue à mesa presidencial. Se precisamos de um presidente comprometido com as reformas necessárias para o Brasil entrar em uma rota consistente de crescimento, ele terá de contar com deputados e senadores igualmente comprometidos, até porque certas mudanças dependem do apoio de três quintos dos membros de cada casa legislativa. De pouco adiantará um presidente ou um governador que defenda um Estado mais enxuto e um ordenamento jurídico que respeite o empreendedor e abra mais espaço à iniciativa privada se os parlamentares atuarem na direção contrária, criando um sem-número de restrições, regulamentações e outras armadilhas que sufocam a livre iniciativa.
De pouco adianta reclamar se o voto para o Legislativo continuar a ser tratado com desleixo. Quando o brasileiro vota em um candidato a vereador, deputado ou senador apenas por amizade ou camaradagem, ignorando suas propostas ou sua postura ética; quando escolhe uma celebridade qualquer como “voto de protesto”; quando reelege parlamentares envolvidos em escândalos de corrupção, deixa aberto o caminho para que permaneça tudo como está. Uma escolha consciente, de um candidato de passado e presente limpos, comprometido com bons ideais e interessado em trabalhar por eles sem usar seu apoio como moeda de troca em negociatas com o Poder Executivo, poderá mudar o Congresso para melhor e fazer do Legislativo um grande instrumento para que o poder público cumpra sua vocação de servir à sociedade, em vez de servir-se dela.
FIQUE ATENTO! FAÇA UM VOTO CONSCIENTE PARA O LEGISLATIVO TAMBÉM!
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/a-importancia-do-voto-para-o-legislativo-835u2wh6xkbnmgnxmmmx4qmzj/