DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO EM ADULTOS ACONTECE SÁBADO (30) EM CARANGOLA
29 de novembro de 2019A Prefeitura de Carangola, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (30) o Dia D de vacinação contra o Sarampo. A ação encerra a segunda e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, iniciada no dia 18. Nesta etapa, o público-alvo é formado por pessoas de 20 a 29 anos. Nesta faixa etária é preciso ter duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. No sábado, 30 de novembro, haverá o Dia D. A vacinação vai ocorrer na sala de vacinas da Policlínica Municipal Carangola de 08h às 16h.
A vacina tríplice viral é aplicada de rotina nas crianças de 12 meses de idade em todos os postos de saúde. Para as crianças a partir de 15 meses, a segunda dose deverá ser aplicada a vacina tetraviral, desde que já tenha recebido uma dose de tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias.
A recomendação atual é que as crianças a partir de 6 meses até 1 ano também sejam vacinadas, esta dose não será considerada válida para o esquema de rotina. A criança deverá receber novamente a tríplice viral aos 12 meses e a tetra viral aos 15 meses de vida.
Leve seu filho até uma unidade de saúde com a carteirinha para que um profissional habilitado verifique se há necessidade ou não de vacinação.
E vale lembrar que a vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias. Para pessoas de até 29 anos a orientação é a mesma: duas doses comprovadas. Já quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose do tríplice viral.
As ações de bloqueio continuam, quando há notificação de casos suspeitos de sarampo, com o objetivo de interromper a transmissão da doença, independentemente da confirmação do diagnóstico. Os bloqueios são desencadeados na residência do paciente com suspeita da doença, bem como em locais frequentados por ele, como escola ou local de trabalho.
O Secretário de Saúde Luiz Fernando Fonseca, destaca a importância dessa data, “ no dia, 30 de Novembro, todas as atenções estão concentradas no o Dia Nacional da Vacinação (Dia “D”). A data foi escolhida pelo Ministério da Saúde, afim de promover uma reflexão sobre como a vacina pode salvar vidas, já que muitas doenças deixaram de ser um problema de saúde pública no Brasil graças as estratégias de vacinação promovidas pelo Programa Nacional de Imunizações. Doenças como poliomielite, rubéola e o tétano neonatal são alguns exemplos de enfermidades que, com o surgimento das vacinas, desapareceram da nossa história. As pessoas costumam dar o jeitinho brasileiro, deixam as doenças piorarem para depois procurar o médico. Acham que sarampo é uma doença boba e nem procuram saber do que se trata. Os pais precisam vacinar os filhos. É uma questão de saúde pública, não podemos admitir que alguém morra de sarampo nos dias de hoje”, esclarece.
Relembrando, a vacina está disponível na sala de vacinas da Policlínica do Município. Proteja-se!!
FONTE: Prefeitura Municipal de Carangola.