logo-blog

DICA DA NUTRICIONISTA: “O MINISTÉRIO DA SAÚDE REAFIRMA: “NÃO DÊ COMIDA-PORCARIA ÀS CRIANÇAS” – COM A NUTRICIONISTA JOSIANE FINTELMAN

26 de novembro de 2019

Ministério da Saúde reafirma: “NÃO DÊ COMIDA-PORCARIA ÀS CRIANÇAS”

O Ministério da Saúde acaba de publicar o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. O documento define as diretrizes oficiais do país no que diz respeito a amamentação e introdução alimentar.

Se você tem realmente dúvidas aos montes, como é normal numa fase marcada por novidades, então o documento é muito útil. Alinhado ao Guia Alimentar para a população Brasileira, de 2014, a nova versão do Guia para os pequenos é enfática na orientação-chave: crianças de menos de dois anos não devem consumir ultraprocessados.

Biscoitos e bolachas, sucos artificiais, refrigerantes, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, guloseimas deveriam ser riscados da lista de compras.

Tudo o que é açúcar também deve ficar de fora. Não há necessidade de adoçar frutas. Isso pode inclusive afetar o paladar da criança e a percepção sobre o sabor real dos alimentos.

Não oferecer açúcar nem preparações ou produtos que contenham açúcar à criança até 2 anos de idade. O consumo de açúcar não é necessário e causa danos à saúde como cáries, obesidade ainda na infância e, na vida adulta, pode levar a doenças crônicas, como diabetes.

O Guia Alimentar nos leva de novo à conclusão de que devemos consumir o que é mais natural e saudável deixando de lado os ultraprocessados e fazer dos alimentos à base de nossa alimentação, prevenindo assim doenças no futuro.

FONTE: JOSIANE FINTELMAN com informações do Ministério da Saúde