logo-blog

MAIS DE 250 PRODUTORES RURAIS RECEBERÃO ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL GRATUITA DO SISTEMA FAEMG SENAR NA ZONA DA MATA

26 de março de 2025

Produtores rurais de Manhuaçu, Divino, Espera Feliz, Dores do Turvo, Alvinópolis, Dom Silvério, Muriaé, Raul Soares e Santa Margarida se preparam para receber assistência técnica e gerencial gratuita por meio de programa especial do Sistema Faemg Senar, articulado localmente pelos Sindicatos de Produtores Rurais.

Ao todo, 270 pequenos e médios produtores serão atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG nas cadeias de bovinocultura de leite e de corte, cafeicultura e silvicultura a partir de abril de 2025.

Centenas de produtores da região já participam do programa ATeG na região e os novos grupos reforçam o compromisso do Sistema Faemg Senar com o desenvolvimento da agropecuária local.

Durante o Programa os produtores rurais recebem visitas mensais de técnicos especialistas por dois ou quatro anos, com resultados econômicos e sociais significativos, como destaca o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis.

“Observamos o aumento de produtividade, diminuição de custo de produção, melhoria da qualidade dos produtos, além, é claro, da aplicação de mais tecnologia na atividade rural. Também percebemos o maior engajamento da família e a sucessão familiar bem encaminhada”.

Parcerias

Os municípios de Raul Soares e Santa Margarida receberão grupos do ATeG Café+Forte. Os cafeicultores terão a oportunidade de alavancar seus negócios rurais por meio de quatro anos de acompanhamento técnico. Nesses municípios os grupos acontecerão por meio de parceria com as prefeituras locais.

A aproximação com os representantes do poder executivo foi feita pelos Sindicatos do Produtores Rurais das cidades. O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, comemora o apoio dos municípios.

“Visitamos as autoridades para apresentar o Programa e os benefícios para os produtores rurais e para a economia local e ele veem o potencial e o valor do Programa ATeG”, concluiu.