MORADORES DOS BAIRROS SANTA MARIA E AMENDOEIRAS LOTAM A CÂMARA DE CARANGOLA PARA POSICIONAMENTO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE SOBRE POSSÍVEL FECHAMENTO DOS ESF´S
5 de setembro de 2019![](https://carangolanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/09/POSTO-DE-SAÚDE-min.jpg)
Mais uma vez moradores dos bairros Santa Maria e Amendoeiras lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Carangola para debater sobre o possível fechamento das unidades ESF´s que ficam localizadas nos referidos bairros.
Desta vez, a população esteve presente para ouvir a posição do secretário de saúde de Carangola, Sr. Luiz Fernando Fonseca, mas o presidente da Câmara, Luciano Amaral informou aos presentes que o secretário remarcou sua ida à Casa para a próxima terça-feira, 09, alegando compromissos na GRS (Gerência Regional de Saúde) de Manhumirim.
O vereador Joel Maia repudiou previamente qualquer tentativa de fechamento das unidades. Para Joel, o Executivo além de não fazer nenhuma obra no Município durante o mandato vigente, ainda quer fechar uma Unidade de Saúde já existente. O vereador Carlos Loureiro disse que conversou com o secretário de administração, Sr. Amauri Costa. Na conversa, o secretário disse que numa possível adequação, o ESF do Bairro Santa Maria não poderia receber obras de melhorias devido ao mesmo não ser de propriedade do Município. O vereador Eider Lúcio Valente disse já presenciou situação semelhante em governos passados e que poderia se fazer através de convênio. Eider lamentou o possível fechamento das Unidades. Para ele, o fechamento não é uma questão política, e se correr o fechamento dos ESF´s é totalmente desumano.
O vereador Edimar Grossi, que é pós graduado na área de saúde afirmou na Reunião passada que ao retirar uma unidade de saúde de um bairro, retira-se também a essência do serviço prestados pelas mesmas que é a proximidade com o usuário.
O vereador Rivan Viana disse que a situação precisa ser resolvida da melhor maneira e o fato de fechar ou não o ESF depende exclusivamente do prefeito. Rivan disse que existe diversas pessoas que não dispõem de meios para locomoverem. Rivan ainda convocou todos os demais vereadores para juntos cobrarem o chefe do Poder Executivo, alternativas que visem a continuação dos serviços prestados pelo ESF naqueles bairros.
A representante do Bairro Amendoeira, Sra. Fabrícia Santos Miguel lamentou a ausência do secretário de saúde, Luiz Fernando Fonseca. “Vamos passar mais uma semana ansiosos, inseguros, contudo, aguardando uma decisão de respeito e dignidade com todas as duas comunidades. A comunidade não está aqui como bolinha de ping-pong nas mãos de uma liderança que não respeita os nossos direitos. Saúde é uma garantia prevista na nossa Lei Máxima que é a nossa Constituição”, relembra Fabrícia.
FONTE: JORNAL DO VALE