logo-blog

MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: DIVISÃO DA OPOSIÇÃO AO PREFEITO PAULO PETTERSEN PODERÁ BENEFICIAR SUA CANDIDATURA À REELEIÇÃO À PREFEITURA DE CARANGOLA

19 de agosto de 2020

Carangola possui atualmente sete possíveis candidatos a prefeito para as eleições municipais, conforme matérias publicadas pelo Carangola Notícias no mês de Julho. São eles em ordem alfabética:

  • CÉZAR RICARDO (ex-prefeito)
  • JORGE DELEGADO (delegado da comarca)
  • PAULO PETTERSEN (atual prefeito)
  • ROBERTO ALVES (ex-prefeito)
  • RONALDO DETETIVE (ex-vereador)
  • SILAS DA CARAN-COLA (empresário)
  • TATÁ DO ROBERTO (ex-vereador)

Dentre os possíveis candidatos à Prefeitura de Carangola acima mencionados, apenas Roberto Alves ainda não confirmou se realmente encabeçará uma chapa ou se apoiará outro candidato. Os demais possíveis candidatos, embora não de forma definitiva e oficial, já manifestaram informalmente que QUEREM A CABEÇA DA CHAPA à Prefeito de Carangola.

Neste cenário pré-eleições, em que haverá a possível candidatura à reeleição do Prefeito Paulo Pettersen e sua OPOSIÇÃO poderá ficar dividida em 5 ou 6 candidatos, percebe-se que esta divisão da oposição poderá beneficiar bastante sua candidatura, aumentando suas chances de reeleição.

Qualquer prefeito que candidata à reeleição enfrenta o desgaste natural do cargo, o que provoca um alto índice de rejeição. Em contrapartida, estando com a “máquina” na mão, seu grupo de eleitores é mais fiel, já que muitos dependem de empregos sob contratos, cargos de confiança, além, é claro, daqueles que avaliam que o prefeito fez boa gestão e mereceria continuar. Vale ressaltar, ainda, que Paulo Pettersen SEMPRE teve um grupo de eleitores culturalmente fiéis, “aqueles que sempre votam em Paulo Pettersen independentemente de qualquer situação”.

De outro lado, temos uma OPOSIÇÃO que se DIVIDE como NUNCA, o que certamente acarretará a pulverização de votos em muitos candidatos, “facilitando a vida” de Paulo Pettersen.

VEJAMOS:

Parte do Grupo de Cezar Ricardo, agora apoia Silas da CARAN-COLA. Assim, votos de simpatizantes destes dois certamente DIVIDIRÃO.

O grupo de Ronaldo Detetive, que sempre foi encabeçado por Patrick, teve nas últimas eleições o apoio de Roberto Alves, que agora poderá lançar candidatura própria ou apoiar outro grupo, havendo possível DIVISÃO DE VOTOS.

O Grupo de Tatá do Roberto, que apoiou o atual Prefeito nas últimas eleições, agora está independente, permanecendo alguns apoiadores ao lado de Paulo Pettersen, e outra parcela de apoiadores permanecem no grupo de Tatá.

Jorge Delegado vem em um grupo totalmente independente, sem apoio de nenhum político da atual legislatura, não anunciando, também, quem compõe o seu grupo e os pré-candidatos a vereadores que farão parte de sua base.

Enfim, não é necessário ser cientista político para perceber que uma OPOSIÇÃO DIVIDIDA fortalece O CANDIDATO DA SITUAÇÃO. O município de Carangola pode estar próximo das eleições que haverá a maior quantidade de candidatos à prefeito de sua história.

Considerando que nas eleições municipais de 2016 em Carangola foram 17.835 votos válidos (exclui-se brancos e nulos), se em 2020 tivermos 6 ou 7 candidatos à Prefeito, com a pulverização dos votos, o candidato à prefeito vencedor não deverá ter um quantitativo alto de votos. Portanto, mais do que nunca a UNIÃO DE GRUPOS DE PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITO DE CARANGOLA será crucial para aumentar as chances de vitória, seja da SITUAÇÃO ou OPOSIÇÃO.

QUE VENÇA O QUE FOR MELHOR PARA CARANGOLA!

Texto e montagem fotos: Carangola Notícias – Reprodução permitida somente mediante autorização e créditos.