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OPERAÇÃO TAPA-BURACOS É FINALIZADA EM ALGUMAS RODOVIAS ESTADUAIS DA REGIÃO E SE MOSTRA INSUFICIENTE PARA GARANTIR SEGURANÇA AOS USUÁRIOS

28 de maio de 2021

Nesta sexta-feira (28), trabalhadores de empresa terceirizada a serviço do DER-MG finalizaram a operação tapa-buracos nas rodovias da região, fechando os trabalhos na MGC-482 entre Carangola e Fervedouro, passando dentro do distrito de Alvorada. Apesar do trabalho árduo dos funcionários amenizar o problema dos buracos nas rodovias da região, os usuários das rodovias esperavam bem mais do Governo de Minas, pois as rodovias continuam EM ESTADO DE CALAMIDADE com vários pontos de depressão e de desmoronamentos parcial da pista, além de um asfalto totalmente irregular devido às várias operações tapa-buracos, o que leva à instabilidade de veículos, podendo causar acidentes. A falta de roçamento das laterais das rodovias e nos trevos também dificulta a vida dos condutores de veículos. A rodovia MG-111 entre o trevo de Faria Lemos e TomvTombos nem mesmo operação tapa-buracos aconteceu.

Nesta operação tapa-buracos foi apenas “jogada” uma massa asfáltica nos buracos, quando o trabalho MINIMAMENTO CORRETO para recompor o pavimento e corrigir os problemas de drenagem seria realizar o procedimento técnico correto, que é cortar ao redor do buraco e de sua área de influência lateral, retirando o material comprometido de pavimento e de base, se for o caso. Após limpar toda a área interna do buraco recortado, repor com agregados a base e compactar, utilizando-se as placas vibratórias. Em cima da camada compactada, seria necessário colocar emulsão à temperatura indicada pelo fabricante e aplicar CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) até o nivelamento do buraco com o pavimento existente. Esse nivelamento é obtido por meio da compactação por rolos da linha leve.

Enfim, a operação tapa-buracos ameniza o problema nas rodovias e acessos, mas não resolve. Fica registrado aqui o sentimento de INSATISFAÇÃO pelos usuários das rodovias da região perante o DER-MG, que realizou um trabalho INSUFICIENTE nas rodovias da região para deixá-las minimamente em condições seguras de uso. A REFORMA DAS RODOVIAS PRECISAM SER À ALTURA DOS IMPOSTOS CAROS QUE SÃO PAGOS PELOS USUÁRIOS DAS RODOVIAS!

FOTOS: Página ACONTECE CARANGOLA

TEXTO: Carangola Notícias