PADRE HIGOR ENVIA MENSAGEM DE DESPEDIDA AOS CARANGOLENSES; CLIQUE E CONFIRA
24 de dezembro de 2025
AOS QUERIDOS CARANGOLENSES
Paz e bem!
Vocês repararam que, na noite do dia 21, não houve um discurso meu de despedida? Com a Missa, o show e as diversas homenagens, o meu “obrigado” ficou entre músicas, abraços e orações. Não fiz um discurso específico, mas tudo se tornou discurso.
Uma foi a primeira programação: a apresentação musical seria apenas no dia 14, e as diversas missas previstas para os dias 20 e 21 seriam presididas por mim.
Os céus, porém, intervieram e muita coisa mudou…
A querida Escola Servita se tornou palco de um evento em que a estrutura que havia sido montada ficou vazia, enquanto, apertados ao lado, um grupo musical buscava cumprir sua missão. E assim se fez: entre improvisos, chuvas e apagões, reinou o essencial: a evangelização, a parceria, a doação, a partilha dos dons, o amor, o afeto, o louvor. O “Soneto de Natal” se encarnou, bem ao estilo da razão de seu cantar.
Programada uma nova apresentação para o dia 21, reorganizamos a agenda, e, na paróquia de Santa Luzia, presidi apenas a missa das 18h.
Assim se fez: a Missa foi celebrada conforme a Liturgia prescrita, na qual refletimos sobre a preparação de São José para o Natal do Senhor; em seguida, reapresentamos o “Soneto de Natal” e, por fim, recebi carinhos, palavras, lembranças e o “até logo” dos paroquianos.
Na Missa, iniciei recordando a necessária e eficaz valorização do dia do Senhor: “Domingo com Missa: semana com Graça”; enfatizei a figura de São José como modelo para todos nós: viver o amor, com a prontidão em abrir mão da própria vontade para fazer a de Deus; no show, com as canções, poemas e falas, sinalizamos para o real sentido de um feliz Natal; agradeci a todos e louvei a Deus, junto dos irmãos.
Foi esse o final de um discurso de 1 ano e 7 meses.
Ato contínuo, no início da tarde do dia 22, segui para Conceição de Ipanema, onde Dom Juarez procedeu com a posse canônica, designando-me para pároco desta Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Tive a alegria de ser acompanhado por muitos padres e por um grupo significativo de fiéis que vieram de Carangola, e de ser acolhido pelos paroquianos daqui.
Ontem, dia 23, fiz algumas reuniões, e, agora, estou me preparando para celebrar, daqui a pouco, as Missas do Natal do Senhor.
Louvo a Deus por tudo!
Esses quase dois anos em que vivi em Carangola foram um tempo e que pude ver com mais clareza, por intercessão de Santa Luzia, o modo de Deus cuidar e conduzir.
Sou grato por ter convivido com dois irmãos muito especiais: o padre Valcy e o padre Eguinaldo. Quanta nobreza em cada um deles, cada qual com sua personalidade! Eles sabem do carinho que tenho por eles e de como eles tornaram meus dias mais especiais.
Quero agradecer ao Heigon, pela confiança, atenção, presteza e afeto de sempre, manifestados, inclusive, nas notícias e no espaço cedido no “Carangola Notícias”.
Igualmente, agradeço aos amigos da paróquia de Santa Luzia e aos demais carangolenses, especialmente aos funcionários da Paróquia e da Fundação; aos que colaboram na evangelização, e a todos os que, generosamente, me acolhem, rezam por mim e me ajuda(ra)m como possível.
Muito Obrigado! Vocês estão em meu coração.Rezem por mim! Santa Luzia interceda por nós!
Feliz e Santo Natal e abençoado 2026 para todos vocês!
Um abraço! “Tamujunto”! “Vamo que vamo com a graça de Deus”! E até mais!
Com carinho,
Pe. Higor Luiz Arantes Nepomuceno.
24 de dezembro de 2025.