logo-blog

PALAVRA DO PADRE: LEIA O TEXTO “BÊNÇÃOS QUE NÃO TÊM FIM” – COM PADRE HIGOR LUIZ

30 de novembro de 2024

Bênçãos que não têm fim

 

Lembro-me de que, ao amanhecer, Padre Moacir disse ter passado a madrugada no Hospital, por conta de um incêndio na lavanderia da instituição. Ele é o responsável pelo Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Caratinga e pároco na Catedral Diocesana, onde eu colaborava com ele como vigário paroquial. “Queimou tudo!”, ele exclamou. Na verdade, nem tudo. Um crucifixo de madeira pregado na parede permaneceu intacto, e um escapulário de pano de Nossa Senhora do Carmo com sua fina cordinha, que havia sido colocado junto a um interruptor, nem se sujou de fuligem. O interruptor derreteu e escureceu. Ninguém ficou ferido. Outros dados e as imagens se conservaram nas reportagens, como vocês podem verificar, por exemplo, neste link: https://www.facebook.com/tvsupercanal/videos/inc%C3%AAndio-%C3%A9-registrado-na-lavanderia-do-hospital-nossa-senhora-auxiliadora-em-car/1103661096895757/. Como explicar isso? “Só com o calor pegariam fogo”, objetam muitos. Sinais dos cuidados de Deus? Eu creio nisso. Um bálsamo divino em meio ao caos, em meio às muitas lutas enfrentadas pelos valentes servos de Cristo. Eu costumo ser muito prudente quanto a essas informações e à valorização de um símbolo religioso sobrevivente numa tragédia. Entretanto, faz bem contemplar certos mistérios.

Cá estou eu agora, em Carangola; desta vez, colaborando com o Padre Valcy, pároco da paróquia de Santa Luzia e presidente da Fundação Santa Luzia, da qual a Rádio Educativa FM faz parte. Na esteira de seus antecessores que buscavam zelar pela Rádio, também ele continua os trabalhos, juntamente com o padre Sebastião e outros excelentes voluntários e funcionários. Por aqui, desde muito tempo se falava da necessidade da aquisição de uma nova mesa de som, indispensável numa rádio; afinal, a que havia estava desde o início da Educativa FM, isto é, há cerca de 20 anos. Em fevereiro deste ano, iniciou-se uma movimentação mais intensa para trocá-la. No meio do ano, foi feita uma prolongada ação entre amigos: uma rifa para concorrer a um iphone 15. O sorteio foi feito no final do mês de setembro. Logo em seguida, tendo arrecadado o valor suficiente para a compra do equipamento, este foi encomendado. Entregariam dentro de 90 dias, informaram. Na primeira semana do mês de novembro, a mesa de som que estava sendo usada há quase 20 anos parou de funcionar: pifou! Isso por volta das 13h daquele mesmo dia em que, por volta das 16h, chegava a nova mesa de som da Rádio Educativa.

Narrei aqui duas experiências curiosas que acompanhei. Fatos não pessoais. Mas posso proclamar como o salmista, sobre minha história pessoal, inclusive: “Quão imensos, Senhor, vossos feitos! Maravilhas fizestes por nós! […] Eu quisera, Senhor, publicá-los, mas são tantos! Quem pode contá-los?” (Sl 39 (40), 6).

Deus nos dê olhos para ver sua bondade e seus sinais, ouvidos para ouvi-Lo, e boca para louvá-Lo. A Ele a glória para sempre!

Pe. Higor Luiz – Vigário Paroquial de Santa Luzia