PALAVRA DO PADRE: LEIA O TEXTO “CARTA PARA UM JOVEM” – COM PADRE HIGOR LUIZ
29 de outubro de 2024CARTA PARA UM JOVEM
Meu caro,
(ou: Amada),
Não estranhe. Eu começo assim. Chamo-lhe “caro” para que reconheça o seu próprio valor, a sua dignidade; chamo-lhe “Amada”, para que saiba que, embora não sinta ou não consiga ver, há alguém que ama você. Deus nos ama, Ele nos amou por primeiro, inclusive a quem insiste em negá-Lo. Por isso, somos caros, valiosos, criados à Sua imagem e semelhança, resgatados/comprados pelo Divino Homem que se entregou em nosso lugar. Talvez isso possa soar estranho ou clichê, mesmo. Afinal, estão tentando minar qualquer possibilidade de enxergar algo para além do material e científico. Não obstante, ainda há poesia, a ciência ainda titubeia, e o número dos que creem ainda cresce. Logo, esta não é uma carta para um jovem qualquer. É para você. Por favor, prossiga.
Resolvi escrever-lhe, pois eu ainda tenho esperança de vencermos a guerra. Quem diria, “em pleno século XXI!”, falamos de guerras. Não me refiro especificamente e apenas aos conflitos armados do outro lado do mundo e a suas terríveis consequências. Penso na guerra que já enfrentamos por aqui, e que também causa mortes, tristezas, desolações, e abre caminhos para as bélicas.
Essas guerras de que comento são visíveis a todos? Ou são poucos os que percebem a desvalorização continuada do ser humano, facilitando-lhe as dependências químicas, tecnológicas, dentre outras, e tantas outras informações bem diabólicas, que prometem grandes coisas mas que, ao final, se revelam como trapaças?! Antecipo: eu prefiro sonhar. Tenho esperança de que a juventude há de ter mais esperteza que seus inimigos e de reconhecer suas estratégias.
Num mundo nada encantado, a fantasia continua a iludir, o medo se levanta para sufocar, o egoísmo e o comodismo são arapucas invisíveis. Entretanto, não seria nossa juventude como aquela pequena nuvem que o profeta que pedia chuva viu ao longe? Os inconformados com a hipocrisia e os desejosos de respeito e de autenticidade haverão de reconhecer de quantas enganações e injustiças a humanidade está sendo vítima? Os bons e os fortes que, mesmo na penumbra, irresistivelmente, buscam a verdade e a perfeição haverão de lançar suas sementes, que produzirão frutos doces a seu tempo, e de ouvir a doce exclamação: “Você não está longe do Reino dos Céus”?! Eu sei que, com humildade, sinceridade e amor, a juventude desta geração poderá surpreender e superar seus pais. A fé lhes conduzirá e fortalecerá. A verdade lhes atrairá. E o mal, em fim, será aniquilado, ainda que ele tenha vencido várias batalhas.
Confie no Amor que Deus tem por você. Tenha fé e viva como quem a tem de fato. Cuidado com as propagandas enganosas, as tais ideologias. Tenha senso crítico: o que não quer dizer ir com quem critica tudo e todos, mas com quem observa as árvores e seus frutos a curto e longo prazo. Saiba ouvir, meditar, acolher e purificar o que escuta. Saiba pedir ajuda. Consuma coisas edificantes (bons filmes, músicas, textos…) e, finalmente: coloque Deus em primeiro lugar (Ele e as coisas Dele) e todo o resto virá depois, por acréscimo.
Por hoje, acho que está bom. Depois, a gente continua a conversa. Qualquer coisa, chega mais! Tmj!
Um forte abraço.
Deus te abençoe e te guarde.
Se cuida!
E vamo que vamo, com a Graça de Deus!
Com carinho,
Pe. Higor Luiz – Vigário Paroquial de Santa Luzia
Carangola, 30 de outubro de 2024