logo-blog

PALAVRA DO PASTOR: LEIA A MENSAGEM “APRENDENDO COM OS CARVALHOS” E REFLITA SOBRE A VIDA CONJUGAL – COM PASTOR MÁRCIO

1 de agosto de 2019

APRENDENDO COM OS CARVALHOS
(uma reflexão para aqueles que querem investir na vida conjugal)

Não faz muto tempo a imprensa noticiou algo difícil de acontecer: um casal britânico, Percy e Florense, estava completando 80 anos de casamento.

Percy Arrowsmith, de 105 anos, e sua mulher Florence, de 100, se casaram em 1º de junho de 1925. Se conheceram em uma igreja de Hereford, no oeste da Inglaterra. O casal tem três filhos, seis netos e nove bisnetos. Segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, os Arrowsmith detêm a marca do casamento mais longo do mundo e também o maior número de anos em idades somadas de um matrimônio.

Essa notícia explêndida me fez pensar: quando um casal completa 25 anos, está comemorando Bodas de Prata. Quando chega aos 50, todos sabem que são Bodas de Ouro. Mas e quando completa 80 anos? Ao pesquisar, descobri que são Bodas de Carvalho.

Logo pensei: “Por que o carvalho?” Procurei conhecer um pouco mais as características dessa árvore. Percebi então que, do carvalho, podemos extrair algumas lições para os casais que desejam um matrimonio saudável e duradouro.

A primeira delas, é o poder renovador dessa árvore. Suas folhas ficam amarelas e vermelhas em abril. Em junho, elas caem totalmente e em setembro voltam a brotar. É um processo anual de renovação!

Ora, Se queremos construir um casamento duradouro é preciso saber se renovar. O que mata um casamento é a rotina. É não pensar coisas novas para alegrar o outro, para tornar o casamento dinâmico e criativo.

A segunda lição, é que o carvalho é uma árvore muito resistente a fungos. Se queremos comemorar Bodas de Carvalho é preciso tornar o nosso casamento resistente aos “fungos” invisíveis que podem se instalar na relação.

São aquelas indelicadezas, aquelas palavrinhas que ferem, são aquelas atitudes imaturas que vão matando, ao longo dos anos, a vida conjugal e tirando dela toda a beleza.

A terceira, tem à ver com o fato de que o carvalho é a árvore que mais resiste às tempestades. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica. Uma tempestade, para essa árvore, é pretexto para torná-la mais robusta e suas raízes ficarem mais arraigadas ao solo.

Ao longo da vida conjugal, tempestades como do desemprego, de uma crise financeira, de uma enfermidade, de um desentendimento, dentre outras, com certeza farão parte da história. Mas, como um carvalho, devemos aproveitar os momentos difíceis para fortalecer ainda mais o matrimônio. Aprofundar nossas raízes na Palavra de Deus e permanecer firmes.

Enfim, é possível cultivar hábitos e atitudes que podem fazer do casamento uma relação renovadora, resistente aos “fungos” e firmes mesmo diante das tempestades. O segredo pode estar em olhar e aprender com os carvalhos.

Vale lembrar que o ministério de Jesus consistiu (e consiste) em “pregar boas-novas aos quebrantados…, curar os quebrantados de coração, proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória”. Isaías 61.1-3.

Deus abençoe sua vida… Deus abençoe seu casamento!

Rev. Márcio Abreu de Freitas
Pastor Titular da Igreja Metodista Cantral em Carangola

Nota: Este conteúdo foi tema de uma palestra para casais promovida pela IMC Carangola. Na oportunidade, foram distribuídos cerca de 70 brotos de carvalho para os casais participantes que receberam a missão de cuidar e plantar as árvores. O objetivo foi, além de promover a fixação das lições, cooperar com o reflorestamento de nosso município e região. Outras mudas desta árvore tão especial foram distribuídas para interessados.