logo-blog

PALAVRA DO PASTOR: LEIA “IMPORTA BUSCAR A DEUS” – COM PASTOR MÁRCIO

19 de novembro de 2020

Importa buscar a Deus

Por algumas vezes ao longo do ministério, deparei-me com a dificuldade de muitas pessoas em conciliar a existência de Deus com o sofrimento humano. “Se Deus existe, por que há tantas crises?” perguntam eles. Outros são mais radicais e indo além do mero questionamento, já logo assumem a tese de que, em função das mazelas humanas, Deus não existe.

Posicionamentos assim sempre renderam longas discussões, muitas vezes ricas em argumentos, mas pobre em eficácia. Até que um dia encontrei uma maneira simples de lidar com a questão, trazendo um esclarecimento contundente a aqueles que dizem não acreditar na existência de Deus pelos motivos aqui já expostos.

Refiro-me a história de um homem que foi a uma barbearia cortar o seu cabelo. Como acontece habitualmente, este cliente iniciou um diálogo com o barbeiro sobre assuntos cotidianos. Até que, a certo ponto, começaram a falar sobre Deus, quando então o homem externou sua fé na existência de Deus.

O barbeiro então disse: – Eu não acredito que Deus exista!

  • Porque você diz isso? Preguntou o cliente.

Ao que lhe respondeu: – É muito fácil. Ao sair para a rua e ver a realidade, a gente logo percebe que Deus não existe. Se Deus existisse, não haveria violência, sofrimento nem tanta dor para a humanidade.

O cliente calou-se pensando e, constrangido, não quis responder para evitar uma discussão. Mas ao terminar o corte de cabelo, saiu do estabelecimento e viu passando um homem com a barba e o cabelo compridos. Entrou novamente na barbearia e disse ao barbeiro:

  • Sabe de uma coisa? Os barbeiros não existem.

Surpreso, o barbeiro refuta: – Como não? Se aqui estou eu.

  • Não…! Diz o cliente. – Não existem. Se existissem, não haveria pessoas com os cabelos e a barba tão grandes como a daquele homem (apontando para o homem).
  • Ora, os barbeiros existem, essas pessoas é que não veem a mim. Diz o barbeiro com toda clareza.
  • Exato…! Disse o cliente. – Esse é o ponto! Deus existe! A questão é que muitas vezes as pessoas não vão até Ele, não O procuram. Por isso não o conhecem e nem experimentam tudo o que Ele pode fazer em suas vidas.

Caro leitor, hoje quero encorajá-lo/a a buscar a Deus, a fim de conhecê-Lo e testemunhar o quanto é real. O profeta Isaías fazia esse mesmo apelo ao povo que vivia um tempo de profundas crises: “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is.55:6. Jesus Cristo também deixou um convite, explicando claramente a importância da nossa iniciativa de ir até Ele, e assim encontramos seu alívio: “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Mt 11.28

Pense nisto!

Rev. Márcio Abreu de Freitas
Pastor titular da Igreja Metodista Central em Carangola