logo-blog

POLÍCIA CIVIL PRENDE/APREENDE 12 PESSOAS LIGADAS AO TRÁFICO DE DROGAS DURANTE OPERAÇÃO EM ORIZÂNIA-MG; CLIQUE E SAIBA MAIS

9 de janeiro de 2025

OPERAÇÃO L’ÉTAT, C’EST MOI – FASE 2

A Polícia Civil através da delegacia de Divino/MG, com apoio de diversos policias de diferentes delegacias do departamento de Juiz de Fora/MG, deflagrou na manhã de hoje, 09/01/2024, uma operação policial a fim de dar cumprimento em 10 mandados de prisão preventivas e 7 mandados de internação provisórias expedidos em desfavor de menores envolvido com tráfico de drogas em Orizânia e Região.

Ação se deu no curso das investigações que vem sendo realizada pela polícia civil, desde a data do assassinato de RAIMUNDO vulgo RAIMUNDÃO, ocorrido em Orizania/MG em julho do ano passado, data em que os líderes do grupo preso hoje chegaram na região, e, o principal deles sem ter sequer passagem pela polícia no estado do Rio de Janeiro, passou a alegar ser um importante membro de uma facção criminosa carioca, e com esse discurso começou a aliciar traficantes varejistas e menores para que estes, passassem então a trabalhar para ele no tráfico de drogas, isso tudo conforme dito, sob a alegação duvidosa de que ele seria um indivíduo de alta patente dentro da facção.

Para então tentar chegar ao ponto que ele alegava estar no seio da facção criminosa, o mesmo passou a se envolver em assassinatos de traficantes locais varejistas escolhendo sempre os “concorrentes” mais frágeis, sendo as vítimas quase via de regras, traficantes já de idade avançada, e sem histórico bélico.

Contudo, embora as informações sugerem que o referido indivíduo não fosse inicialmente aquilo que alegava ser, aos poucos foi entrando no personagem, e cada vez mais foi aliciando pessoas para que esses fizessem todo o trabalho de tráfico varejista para ele, montando uma organização criminosa voltada pra o tráfico de drogas, e tentativa de controle da área de Orizânia/MG.
Contudo, a Polícia Civil já vinha, desde o homicídio de Raimundo, investigando o grupo, inclusive já tinha prendido 4 membros do grupo no curso das investigações, bem como coletou mais elementos de informação que apontavam no sentido de serem os indivíduos presos ou apreendidos hoje, peças fundamentais para a manutenção do esquema criminoso montado para o tráfico de drogas, ocasião em que o delegado responsável representou pleiteando a prisão e/ou internação provisória dos mesmos, o que foi deferido e os mandados cumpridos na data de hoje.

A ação da Polícia Civil nos municípios de Divino e Orizania hoje, contou com aproximadamente 50 agentes civis, os quais deram cumprimento em SEIS mandados de prisão de maiores de idade e SEIS alvos de busca e apreensão de menores de idade para internação provisória, além de buscas e apreensão domiciliar.

Além de um importante golpe no grupo que tentava montar um esquema de tráfico na região, a ação ainda serve de alerta para diversos jovens e adolescentes que enveredam nesse mundo achando serem imunes as punições legais, por serem menos de 18 anos, o que não é verdade.

O nome dado a operação “L’ÉTAT, C’EST MOI – FASE 2”, é um revide à organização criminosa, hoje desmantelada, que se dizia braço do Comando Vermelho na região, cujos integrantes fizeram uma música alegando serem eles o Poder, e não o Estado. Em alusão à célebre frase atribuída a Luís XIV, rei francês, que em tradução livre significa o que a Polícia Civil realmente é, a presença do Estado.
A diligência foi presidida pelo Delegado Thales Borges Muniz, com o apoio dos agentes das Delegacias de Divino, Carangola e Fervedouro
A operação contou com o apoio de agentes da sede da 4ª DRPC de Muriaé, cujo Delegado Regional em exercício, Dr. Tayrony Espíndola Borges, envidou esforços junto ao Exmo Chefe da 4ª DEPPC, recrutando agentes das Delegacias Regionais de Viçosa, Leopoldina e Ubá, chegando ao número de cinquenta agentes.

Os presos e apreendidos foram encaminhados para as unidades competentes onde permanecerão a disposição da justiça.

PARABÉNS À POLÍCIA CIVIL EM DIVINO, QUE REALIZA UM BRILHANTE TRABALHO EM DIVINO E ORIZÂNIA NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS E DEMAIS CRIMES VIOLENTOS ACONTECIDOS NA REGIÃO! BRAVÍSSIMO!!!

INFORMAÇÕES: PCMG