logo-blog

POPULAÇÃO CARANGOLENSE REJEITA O “LEILÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL” E LOTA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CARANGOLA PARA EXIGIR DOS VEREADORES QUE REJEITEM O PROJETO DE LEI DA MUNICIPALIZAÇÃO; SERÁ QUE A VOZ DO POVO SERÁ ATENDIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE CARANGOLA ?

24 de maio de 2022

Aconteceu na tarde deste sábado (21), a audiência pública para debater o Projeto de Lei que permite a adesão do município de Carangola ao Projeto Mãos Dadas do Governo Zema, municipalizando as Escolas Estaduais Professor Augusto Amarante e Do Bairro Santo Onofre.

A audiência pública teve a participação da Sra. Betty Giovannoni, superintendente regional de ensino da 5ª SRE, da Sra. Ludimila, Secretária Municipal de Educação de Carangola, da Deputada Estadual, Sra. Beatriz Cerqueira, da Coordenadora da subsede do SIND-UTE de Carangola, Sra. Vânia, dos 13 vereadores e de centenas de pessoas da sociedade civil, entre profissionais da educação, pais de alunos, e demais cidadãos carangolenses em geral.

O ponto mais alto da audiência pública foi o momento de exposição dos pontos negativos do Projeto Mãos Dadas e da municipalizacão das Escolas Estaduais à curto, médio e longo prazo. Tal argumento, colocado pela Deputada Beatriz Cerqueira, pelos vereadores Patrick, Wladmyr e Luiz Miranda, e também por alguns cidadãos carangolenses que fizeram uso da palavra, não foram rebatidos com argumentos conviventes e firmes, o que com certeza deixou os vereadores que estão “em cima do muro” com a pulga atrás da orelha. Quem fizer a escolha errada será cobrado, com certeza!

A Secretária Municipal de Educação e a Superintendente Regional de Ensino também apresentaram suas defesas em prol da munipalização, sendo que muitos argumentos do Governo Municipal estão baseados em Projetos que ainda não são realidades, como o TEMPO INTEGRAL PARA ALUNOS (que ainda não funciona), o PLANO DE CARREIRA (que há anos vem sendo uma promessa que até hoje não saiu do papel), o NOVO PISO SALARIAL (que ainda não é pago pelo município, fazendo do salário do professor do município ser bem menor que o salário do professor do estado de MG). Essa realidade nos remete a um questionamento pertinente:

UM MUNICÍPIO QUE HOJE DÁ MENOS CONDIÇÕES DE CARREIRA AO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, QUE AINDA NÃO OFERECE ENSINO/PROJETO DE TEMPO INTEGRAL ATIVO, E QUE PAGA OS PROFISSIONAIS SALÁRIO BEM MENOR DO QUE O ESTADO ATUALMENTE, ESTARIA NO MOMENTO OPORTUNO PARA RECEBER DUAS ESCOLAS EM PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO?

Enfim, sob a coordenação do Vereador Patrick, presidente da comissão de educação da Câmara Municipal de Carangola, a audiência pública foi uma excelente oportunidade para se debater “os dois lados da moeda”, e de forma democrática, cada pessoa defender seus ideais. Porém, algumas constatações REAIS ficaram bem explícitas na audiência pública:

  • OS VEREADORES QUE POSSUÍAM POSICIONAMENTO FAVORÁVEL À MUNICIPALIZACÃO ANTES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA PRECISAM REFLETIR BASTANTE SOBRE SEU POSICIONAMENTO, JÁ QUE FICOU EXPLÍCITO QUE A VONTADE POPULAR DA MAIORIA ESMAGADORA DOS CARANGOLENSES É DESFAVORÁVEL À MUNICIPALIZAÇÃO;
  • A MUNICIPALIZAÇÃO PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS EXTREMAMENTE NEGATIVAS AO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE A LONGO PRAZO, COM RELAÇÃO AO CUSTEIO DAS DESPESAS ALÉM DAS VERBAS VINCULADAS;
  • O PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS ENVIADO À CÂMARA PELO EXECUTIVO MUNICIPAL FOI UM ATO QUE DESAGRADOU MUITO OS CARANGOLENSES, ATÉ MESMO OS ELEITORES DE SILAS E ROBERTO, SENDO UM VERDEIRO “TIRO NO PÉ” DE UM GOVERNO MUNICIPAL QUE ATÉ O MOMENTO ESTAVA SENDO MUITO BEM AVALIADO PELA POPULAÇÃO.

Na próxima terça-feira (24) acontece a reunião na Câmara Municipal às 18h para tratar, na prática, da primeira discussão e votação do projeto.

Acompanhe a tramitação do projeto!

Manifeste sua opinião comentando, argumentando e contribuindo para o debate!

TEXTO E FOTOS: CARANGOLA NOTÍCIAS – Reprodução de conteúdo permitida mediante autorização prévia e créditos.