logo-blog

PREFEITO DE CARANGOLA EMITE NOTA SOBRE A ENCHENTE COM BALANÇO FINAL E AGRADECIMENTOS

3 de março de 2021

NOTA DA ADMINISTRAÇÃO – ENCHENTE 2021

Enfrentamos, nos últimos dias, uma das maiores tragédias de nossa cidade. A madrugada do dia 20 foi, assustadoramente, desesperadora com o transbordamento do Rio Carangola, águas que não pararam de subir até a 1h da manhã, a correnteza fortíssima que ocasionou desabamentos e confirmou uma tragédia jamais vista pelos carangolenses.

No dia seguinte, o estrago causado pelas águas e a lama nos colocou a frente de uma situação alarmante ao vermos nosso município, as casas e os bens do nosso povo destruídos e enlameados. E como se não bastasse, uma surpresa ainda mais preocupante: a falta de água após a destruição parcial da adutora 2 do SEMASA.

Reunimos as cabeças pensantes e decisivas, solicitamos todo apoio necessário e montamos, dentro do Gabinete do Prefeito, o Gabinete de Crise, que coordenou as ações para demandar todos os esforços a fim de salvar vidas e restabelecer os recursos básicos da nossa população.

Clamamos por ajuda e recebemos: 19 prefeituras se solidarizaram com Carangola, enviando os mais diversos tipos de ajuda entre caminhões pipa, caminhões para limpeza, máquinas, água potável, material humano, entre outros.

Durante a semana diversas equipes trabalhavam na limpeza, na assistência social, obras, restabelecimento da água, voluntários distribuindo comida, água, material de limpeza e amparo das mais diversas necessidades que foram surgindo. Foram dias de muita tristeza, mas também dias de muita comunhão, de carangolense para carangolense.

O balanço final contabilizado de danos foi de 51 desabrigados, 3.306 desalojados, 55 casas danificadas, 18 casas destruídas, 44 danos públicos, uma área de 800.000m2 afetada pela enchente e cerca de 20 mil pessoas afetadas pela falta de água.

Continuaremos trabalhando, como servidores quais fomos designados a ser, a fim de restabelecer a dignidade da população, moradia, alimentação, saúde e todas as necessidades básicas.

Agradecemos às prefeituras de Juiz de Fora, Muriaé, Viçosa, Ponte Nova, Caiana, Fervedouro, São Francisco do Glória, Faria Lemos, Tombos, Antônio Prado de Minas, Eugenópolis, Pedra Dourada, Caparaó, Dores do Rio Preto (ES), Alto Caparaó, Miradouro, Vieiras, Lajinha, Pedra Bonita.

Agradecemos aos voluntários que distribuíram almoço, jantar, café da manhã e da tarde, água, produtos de limpeza, máscaras, roupas e outros donativos tão fundamentais para quem perdeu tudo.

Agradecemos às instituições religiosas que cederam seus espaços e arrecadaram donativos: Paróquia Santa Luzia, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, 1ª Igreja Batista e Igreja Metodista.

Agradecemos o apoio fundamental da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, que instaurou um plano de ação estruturado envolvendo todo corpo de funcionários e voluntários em um mesmo objetivo.

Agradecemos à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e Corpo de Bombeiros pelo apoio e serviços prestados.

Agradecemos ao Ministério Público que instalou MP Itinerante nas regiões afetadas prestando suporte jurídico e ao Sindicato dos Oficiais de Cartórios de Registro Civil (ReCivil) que proporcionou a segunda via de certidões de nascimento e casamento para pessoas que perderam seus documentos.

Agradecemos a visita do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, por olhar com atenção a situação de nosso município e buscar recursos para que possamos nos reestruturar.Agradecemos à Câmara dos Vereadores, por participar dessa luta em prol de Carangola.

Agradecemos aos funcionários do SEMASA, que foram incansáveis em seu ofício de restabelecer a água para a população.

Agradecemos ao corpo de funcionários da Prefeitura pelo comprometimento e dedicação.

Agradecemos a cada carangolense de coração que se doou neste ato de solidariedade e compaixão com os mais afetados e agradecemos a Deus por sairmos desta tragédia com 0 vidas perdidas.

Silas Vieira Prefeito de Carangola.