logo-blog

PREFEITO DE CARANGOLA TERÁ AUTONOMIA PARA DECIDIR SOBRE ABERTURA DO COMÉRCIO A PARTIR DESTE SÁBADO (17) COM O AVANÇO DA MACRORREGIÃO SUDESTE PARA ONDA VERMELHA

15 de abril de 2021

Entre as cidades que saíram da Onda Roxa, municípios que têm decretos próprios voltam a ter autonomia para atuar no combate à pandemia sem imposições do Estado.

A macrorregião Sudeste, composta por diversas cidades da Zona da Mata, avançou para a Onda Vermelha do “Minas Consciente”. A decisão foi anunciada durante uma coletiva de imprensa online do Governo de Minas nesta quinta-feira (15). Já as localidades Centro-Sul e Leste do Sul, que contam com outras cidades da região e as do Campos das Vertentes, prosseguem na Onda Roxa por mais sete dias. As medidas entram em vigor no sábado (17).

Ainda segundo o Estado, a microrregião de Manhuaçu também evoluiu para a Onda Vermelha. Algumas cidades da Zona da Mata fazem parte dela, como Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro e Tombos, e também poderão ir para esta etapa.

Com a decisão pela saída da Onda Roxa, os municípios que não fazem parte do programa “Minas Consciente” e têm decretos próprios poderão atuar de forma autônoma no que se refere às decisões de combate a pandemia, sem a imposição do Estado.

Momento de cautela

Segundo o governador Romeu Zema (Novo), apesar das melhorias dos indicadores, Minas Gerais ainda vive um cenário preocupante, com sobrecarga do sistema hospitalar.

“Precisamos tomar todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Dobramos o número de leitos de UTI e de enfermaria em Minas Gerais, mas o aumento de casos nessa segunda onda exige toda cautela”, afirmou.

Na última semana, Minas Gerais registrou aumento de 4,01% no número de casos da Covid-19 e 6,81% nos óbitos. A positividade da doença está em 44% em todo o Estado, ou seja, 44% das pessoas testadas têm resultado positivo para infecção pelo coronavírus.

Macrorregião Sudeste

Sudeste: Além Paraíba, Andrelândia, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Arantina, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Brás Pires, Caiana, Caparaó, Carangola, Cataguases, Chácara, Chiador, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Divino, Dona Eusébia, Dores do Turvo, Ervália, Espera Feliz, Estrela Dalva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Faria Lemos, Fervedouro, Goianá, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Juiz de Fora, Laranjal, Leopoldina, Liberdade, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Olaria, Oliveira Fortes, Orizânia, Palma, Passa-Vinte, Patrocínio do Muriaé, Pedra Bonita, Pedra Dourada, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Pirapetinga, Piraúba, Presidente Bernardes, Recreio, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santana do Deserto, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Cortes, Senador Firmino, Silveirânia, Simão Pereira, Tabuleiro, Tocantins, Tombos, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.

Fonte: Governo de Minas e G1

Título nosso