PREFEITURA DE CARANGOLA COMUNICA CORTES E MEDIDAS IMPACTANTES COMO EXONERAÇÕES E MUDANÇAS DE DATAS PARA RECEBIMENTO DAS PARCELAS DO 13º DOS SERVIDORES MUNICIPAIS
8 de março de 2019
A Prefeitura Municipal de Carangola emitiu um comunicado em sua página oficial do Facebook sobre cortes e diversas medidas impactantes com a justificativa de “equilíbrio das contas” do município.
Confira o COMUNICADO na íntegra:
“COMUNICADO IMPORTANTE
Aos Servidores Municipais;
A Prefeitura Municipal de Carangola informa que devido à situação financeira do Município, causada pelas retenções de recursos e repasses institucionais do Governo Estadual e Federal, e dando continuidade à redução de gastos da Prefeitura, estamos realizando, temporariamente, cortes em diversos setores, a fim de equilibrar o nosso orçamento anual e, principalmente, cumprir as leis de responsabilidade fiscal.
Em função disso, serão tomadas várias medidas, algumas delas de forma impactante. Uma delas são as diversas exonerações, em função da arrecadação mensal do Município não comportar o número de servidores existentes atualmente, atrasando, inclusive, o salário dos servidores.
As duas parcelas restantes do 13º Salário/2018, serão também alteradas. A parcela prevista para o dia 10 de março, será transferida para o próximo dia 10 de abril e a última para dia 10 de junho/2019.
Fica mantido também o Decreto Municipal que determina o fim de horas extras, com exceção apenas para os motoristas da saúde, transporte escolar, conselho tutelar, vigias contínuos do SESI e Rodoviária e outros setores municipais que trabalham nos finais de semana.
Tão logo o equilíbrio das contas do Município seja alcançado, e os repasses normalizados, estaremos novamente com os salários em dia e dando continuidade as diversas obras em benefício do povo Carangolense.”
FONTE: Prefeitura Municipal de Carangola
Nota do site: tomara que as exonerações comecem de cima para baixo, e que os cortes comecem pelas diárias exorbitantes para viagens e pelos altos salários para cargos de confiança de alto escalão da Prefeitura. Cortes são normais em tempos de crise, mas que estes cortes não comprometam diretamente os serviços básicos da saúde, educação e segurança, pilares para uma vida digna dos carangolenses, já que não se economizou com eventos não essenciais em 2018 como e Exposição de Carangola. O que nos intriga é que estes cortes estão sendo feitos somente agora, momento em que o Governo do Estado de MG começa a normalizar os repasses e sinaliza negociação para amortizar dívidas com os municípios.