logo-blog

REPRESA DO BARROSO É ESVAZIADA APÓS INTERDIÇÃO FEITA PELA DEFESA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS

10 de dezembro de 2019

A Defesa Civil de Carangola, juntamente com o 2º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Muriaé interditaram a represa do Barroso, ou represa do Lourenço como era conhecida a barragem localizada logo na entrada do povoado de Barroso, zona rural de Carangola, próximo à BR 482.

Foi realizada uma vistoria no local, a pedido da Superintendência Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata – SUPRAM-ZM, Unidade subordinada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD o qual foi constatado risco de rompimento da estrutura da barragem devido a várias infiltrações e danos a estrutura causado pela ação do tempo e a falta de uma manutenção preventiva conforme consta na lei de barragens de 2015.

Uma equipe técnica da Prefeitura, formada pela Defesa Civil e um corpo de engenharia estiveram no local e avaliaram o risco de rompimento.

Devido à gravidade da situação e a necessidade de ações preventivas imediatas foi acionado o Ministério Público, e foi acordado com os proprietários o esvaziamento imediato da represa para a eliminação total do risco.

Caso houvesse o rompimento, várias famílias poderiam ser atingidas, pois o córrego Barroso, que abastecia a represa corta o distrito de Alvorada, com inúmeras casas ribeirinhas, além de obstruir a BR 482, entre Alvorada e Fervedouro.

A barragem possui um espelho d’agua de aproximadamente 9 hectares (90.000) metros quadrados e aproximadamente 221.183 metros cúbicos de água, e somente poderá voltar a receber todo esse volume de água após obras de reforço com projeto técnico e ART – Anotação de Responsabilidade Técnica emitida por um profissional qualificado na área, assegurando os riscos e mantendo uma inspeção frequente do local.

A Defesa Civil informa que medidas de alerta a população nesse caso, não foram aplicadas, pois todas as ações e protocolos para a eliminação do risco foram tomadas com a máxima urgência, com acompanhamento técnico, evitando assim, que informações erradas e distorcidas, gerassem boatos, que poderiam causar pânico a população.

A barragem se encontra vazia. Sua situação hoje, está totalmente sob controle e não existe nenhum risco no local.

Defesa Civil de Carangola, trabalhando por uma cidade mais resiliente.

Em qualquer situação de emergência, entre em contato pelos telefones 199 em horário comercial, ou 99925-3826 plantão/whatsapp 24h.

NOTA DO SITE: Fato lamentável ter que esgotar uma represa desta magnitude por falta de manutenção preventiva na barragem! O impacto ambiental foi grande, principalmente com relação à fauna aquática. A comunidade do Barroso e São Bento já tinham a represa como patrimônio, apesar de estar em local particular. É triste saber que uma represa tão bonita, que já existia há décadas, simplesmente ACABOU por falta de cuidados. Consideramos necessária a atuação dos órgãos competentes, no sentido de se evitar desastres, como o rompimento da represa. Mas lamentamos que, para se evitar um desastre, teve que causar outros: o DESASTRE AMBIENTAL… ECOLÓGICO… CULTURAL daquela comunidade!

Texto: Prefeitura Municipal de Carangola

Fotos: Carangola Notícias e Prefeitura Municipal de Carangola.