TENENTE PM BAPTISTA SE DESPEDE DE CARANGOLA E DO SERVIÇO ATIVO DA PMMG NA CERTEZA DO DEVER CUMPRIDO
4 de janeiro de 2021Na última quarta-feira (30/12), o 1° Tenente João Baptista dos Santos Júnior, Comandante do 1° pelotão da 75° Cia PM, tirou seu último serviço como PM da ativa em Carangola. Após comandar o 1° pelotão por 5 anos, que abrange o policiamento da cidade de Carangola e Faria Lemos, o Tenente Baptista passa para a reserva remunerada, quando poderá curtir a merecida aposentadoria e a sua família.
O Tenente Baptista teve sua incorporação na PMMG em 1993 no 11° BPM em Manhuaçu. Trabalhou em diversas cidades no início de sua carreira, como Ipanema e Tombos, tendo também prestado serviço na Polícia Militar Rodoviária. Em 2003 prestou curso de sargento, sendo movimentado para Belo Horizonte, onde trabalhou na Cia Tático Móvel do 22° BPM. Posteriormente retornou ao 11° BPM em Manhuaçu, trabalhando no Tático Móvel, GATE, Cia Escola, Serviço de Inteligência e também serviu no 2° BPM em Juiz de Fora. Como oficial da PM comandou o pelotão PM de Mutum onde prestou relevantes serviços naquele município. Comandou ainda o 2° Pelotão PM da 75° Cia PM, o qual abrangia os municípios de Fervedouro, São Francisco do Glória e Faria Lemos. Atualmente, o Tenente Baptista comandava o 1° Pelotão PM da 75° Cia de Carangola. O militar em pauta, além de Instrutor de Armamento e Tiro Policial, também possui Curso para Ocorrências com Explosivos.
O Tenente Baptista sempre foi um militar que gosta de ir a campo, comandando sua tropa inloco em operações, ocorrências e policiamento de eventos, ombreando com seus companheiros de trabalho em igual condições. Sempre demonstrou sua coragem e compromisso com o trabalho, vindo várias vezes a arriscar a sua vida em favor da segurança pública, tendo pulado fardado no Rio Carangola para prender infratores e recolher materiais ilegais (drogas, armas, etc), tendo êxito nas ações policiais aquáticas. Podemos citar uma ocorrência de destaque durante a enchente de Janeiro de 2020, quando vazava gás na garagem de um prédio em Carangola, a qual estava inundada pelas águas. Havendo risco de explosão em virtude do vazamento de gás, o Tenente Baptista mergulhou nas águas da enchente, alcançou a garagem do prédio, e conseguiu estancar o vazamento, evitando a explosão, protegendo vidas. Por ter respirado grande quantidade de gás na ação, o tenente Baptista teve sua saúde afetada, tendo que ser submetido a tratamento, mas com a satisfação e a certeza do DEVER CUMPRIDO.
Admirado pelos companheiros de trabalho, por amigos, e temido pelos infratores da lei, o Tenente Baptista se despede de Carangola. Fica, portanto, a eterna gratidão dos carangolenses pelos seus relevantes serviços prestados na segurança pública do município e em toda a região! Certamente seus comandados sentirão falta de sua liderança, companheirismo e amizade. Que Deus o abençoe nesta nova etapa como aposentado, em que poderá dedicar mais o seu tempo à família e amigos, agora como um CAPITÃO PM veterano. Carangola sempre estará de braços abertos para acolhê-lo!
A 75 Cia PM permanece no Comando do Major PM Wesley Machado, que aguarda a transferência de um Tenente para auxiliá-lo, comandando o 1° Pelotão PM em substituição ao Tenente Baptista.
Texto e fotos: Carangola Notícias