logo-blog

URGENTE: IMAGENS DE DESCARTE DE OSSADA HUMANA NO LIXÃO DE CARANGOLA CHOCAM A POPULAÇÃO CARANGOLENSE; PREFEITURA DE CARANGOLA EMITE NOTA BASTANTE SUPERFICIAL SOBRE O CASO E SOBRE PROVIDÊNCIAS TOMADAS; VEREADOR WLADMYR PROPÕE CPI NA CÂMARA PARA INVESTIGAR O CASO MAS NÃO CONSEGUE APOIO NO MOMENTO

20 de março de 2024

Nesta terça-feira (19), os carangolenses ficaram chocados com as imagens divulgadas pelo aplicativo whatsapp, de ossada humana descartadas irregularmente no lixão de Carangola. Aparentemente seriam ossadas de dezenas de pessoas, sendo possível ver um maquinista manejando os sacos pretos lotados de ossos humanos para serem enterrados.

O caso é extremamente grave, tratando-se de crime de vilipêndio de cadáver se constatado. A Prefeitura de Carangola é a responsável pela manutenção dos cemitérios municipais e do lixão, onde é aterrado todo lixo do município, cabendo ao gestor público municipal todas as providências necessárias para a apuração dos fatos em âmbito administrativo e criminal (através de investigação da polícia científica).

Curiosamente, a denunciante entregou todo o material (vídeos e fotos) ao ex-prefeito de Carangola, Sr. Paulo Pettersen, também possível candidato a Prefeito nas próximas eleições e que atualmente não exerce nenhum cargo público, que por sua vez encaminhou ofício com as imagens a diversos órgãos, como a Câmara Municipal de vereadores, Ministério Público, OAB, entre outros órgãos municipais, estaduais e federais.

Em nota bastante superficial, a Prefeitura de Carangola alega ter tomado ciência do caso em 07/02/24, oportunidade em que abriu processo administrativo para apurar o caso através de sindicância, se limitando a perguntar funcionários responsáveis pelo cemitério sobre o caso e solicitando o depoimento da denunciante, que segundo a Prefeitura, negou fornecer provas dos fatos. A Prefeitura de Carangola também registrou um boletim de ocorrência, sendo relatados os fatos no B.O.pela PM, sendo o registro encaminhado à Polícia Civil para a INVESTIGAÇÃO.

O vereador Wladmyr Gusmão solicitou apoio dos demais vereadores para instaurar uma CPI para investigar o caso, mas não conseguiu apoio dos pares naquele momento, que preferiram, em maioria, se inteirar dos fatos melhor, para depois verificaram a possibilidade de CPI.

ALGUNS FATOS IMPORTANTES A SE OBSERVAR:

  • O CASO É SÉRIO, CHOCANTE E PRECISA SER ELUCIDADO COM A MÁXIMA URGÊNCIA POSSÍVEL;
  • A NOTA DA PREFEITURA ESCLARECE COMO SE DEU A DENÚNCIA POR PARTE DA CIDADÃ E A SUPOSTA OMISSÃO DELA EM FORNECER AS IMAGENS (PROVAS) DA SUA DENÚNCIA AO PREFEITO SILAS, MAS AO MESMO TEMPO A NOTA DEMONSTRA UMA CERTA TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PARA A POLÍCIA CIVIL, SENDO QUE NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO A RESPONSABILIDADE TOTAL DE INVESTIGAÇÃO E PROVIDÊNCIAS É DA PREFEITURA, CABENDO À POLÍCIA A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL. QUEM ERA O MAQUINISTA QUE ARRASTAVA A OSSADA NO LIXÃO? ELE FOI OUVIDO NA APURAÇÃO ADMINISTRATIVA? OLHA ELE AÍ… QUEM IDENTIFICA? ONDE ESTÃO GUARDADOS OS OSSOS MORTAIS DOS GAVETÕES QUE ESTÃO EM OBRA NO CEMITÉRIO MUNICIPAL?
  • A DENUNCIANTE ENTREGOU AS PROVAS (VIDEOS E FOTOS) AO EX-PREFEITO PAULO PETTERSEN, UMA PESSOA QUE ATUALMENTE NÃO EXERCE NENHUM CARGO POLÍTICO, SENDO APENAS UM POSSÍVEL CANDIDATO A PREFEITO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, QUE COINCIDENTEMENTE, ESTÃO BEM PRÓXIMAS. NÃO SE PODE USAR UM CASO SÉRIO E LAMENTÁVEL DESTE COMO PALANQUE POLITIQUEIRO! ASSIM OS CARANGOLENSES ESPERAM, QUE NÃO SEJA UMA “BOMBA” UTILIZADA PARA PALANQUE POLÍTICO!
  • NÃO SE SABE AINDA SE FOI DA FORMA REGIMENTAL CORRETA, MAS O VEREADOR WLADMYR DEMONSTROU CORAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE CARANGOLA E PEDIU APOIO DOS VEREADORES PARA ASSINAREM UM REQUERIMENTO DE CPI PARA INVESTIGAÇÃO DO CASO. O VEREADOR WLADMYR NÃO RECEBEU O APOIO NECESSÁRIO, SOB A JUSTIFICATIVA DE MUITOS VEREADORES DE QUE PREFERIAM AGUARDAR AS RESPOSTAS DO EXECUTIVO, PARA DEPOIS AVALIAREM A NECESSIDADE DA CPI.
  • A PREFEITURA PRECISA TOMAR AS RÉDEAS DO CASO DE VERDADE, SEM PRECISAR “AGUARDAR SENTADA” AS PROVIDÊNCIAS POLICIAIS PARA AGIR NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO. A APURAÇÃO DEVE IR ALÉM DE PERGUNTAR FUNCIONÁRIOS DE CEMITÉRIOS SE ELES COMETERAM IRREGULARIDADES COM RESTOS MORTAIS DE PESSOAS.
  • INDEPENDENTEMENTE DE INSTAURAÇÃO DE CPI OU NÃO, OS VEREADORES DE CARANGOLA, COMO FISCALIZADORES DOS ATOS DO EXECUTIVO, PRECISAM TOMAR PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE COBRAR APURAÇÕES E DAR UMA RESPOSTA À SOCIEDADE. JÁ QUE ALGUNS VEREADORES SÃO TÃO BEM PREPARADOS EM DIVERSOS CURSOS QUE FAZEM FORA DE CARANGOLA, PAGOS COM DINHEIRO PÚBLICO DA CÂMARA, REGADOS À DIÁRIAS GORDAS, AGORA CHEGOU A HORA DE USAR O QUE APRENDERAM, NA PRÁTICA. DÊEM UMA RESPOSTA CONCRETA A SEUS ELEITORES E MOSTREM QUE AS CENTENAS DE MILHARES DE REAIS GASTOS EM CURSOS VALERAM À PENA PARA APRENDER AGIR!!! DETALHE: ALGUNS VEREADORES NÃO RECEBERAM ESSE TIPO DE DIÁRIA E NÃO FIZERAM TAIS CURSOS. (ABORDAREMOS O TEMA DOS CURSOS E DIÁRIAS EM BREVE EM OUTRA MATÉRIA)
  • O MINISTÉRIO PÚBLICO PRECISA EXIGIR AGILIDADE DA POLÍCIA CIVIL NA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DO CASO!

ENFIM, MAIS UMA TRISTE CENA NA HISTÓRIA DE CARANGOLA, E QUE SE VÊ UMA MOROSIDADE DA PREFEITURA NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO, UMA TRANQUILIDADE NEGATIVA DE ALGUNS VEREADORES EM ESPERAR UMA SEMANA PRA QUESTIONAR POSSÍVEIS RESPONSÁVEIS DOS CEMITÉRIOS, UM ATO PELO MENOS “ESTRANHO” DA DENUNCIANTE, DE REPASSAR AS IMAGENS PARA UM POSSÍVEL CANDIDATO A PREFEITO EM UM ANO ELEITORAL, SENDO QUE ELA TEVE OPORTUNIDADE DE REPASSAR AS IMAGENS AO GOVERNO MUNICIPAL, ÀS POLÍCIAS MILITAR OU CIVIL, AO MINISTÉRIO PÚBLICO, OS QUAIS TERIAM A OBRIGAÇÃO DE AGIR NO CASO.

ACOMPANHAREMOS O CASO E SEUS DESDOBRAMENTOS DE APURAÇÕES ADMINISTRATIVAS E CRIMINAIS!

CARANGOLA NOTÍCIAS – Reprodução de conteúdo permitida somente mediante autorização prévia e créditos.