A FALÁCIA DA FEDERALIZAÇÃO DA UEMG: ENTENDA MAIS SOBRE OS PROJETOS DE LEI DO GOVERNO DE MINAS QUE PODEM ACABAR COM A UEMG
27 de maio de 2025
No dia 08/05/2025 foi proposto pelo governo do estado de Minas Gerais os Projetos de Lei n° 3.733 e n° 3.738 que visam autorizar a transferência da gestão e do patrimônio da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para a União como pagamento da dívida do estado. Além disso, os projetos possibilitam a privatização da UEMG, caso a União rejeite a proposta. Importante ressaltar que a “Federalização” da UEMG é inconstitucional, nem a Constituição de 1988, nem a Constituição Mineira e nem a lei do Pleno Pagamento da Dívida possibilitam isso.
O patrimônio da UEMG representa apenas 0,31% da dívida do estado, um valor irrisório diante a importância da universidade para o povo mineiro. Caso aprovado, ambos os projetos miram a extinção da UEMG, uma universidade pública, gratuita, de qualidade e popular, que há anos tem possibilitado o acesso de estudantes de baixa renda e tem formado profissionais em diversas áreas.
No âmbito da unidade de Carangola, o atendimento ao público contempla uma série de municípios vizinhos através das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A população de Carangola e Região precisa levantar a bandeira da UEMG, e defender uma Instituição pública, gratuita, de qualidade e tão importante para a região. Quando se analisa estas propostas de leis feitas pelo atual Governo estadual, muitas questões surgem, e pode ser que estejamos assistindo o fim dessa Instituição que completou seus 36 anos como UEMG e 55 anos de Universidade no Vale do Carangola:
1. A proposta separa o patrimônio da UEMG e sua gestão, então poderíamos continuar com uma UEMG sem prédios?
2. Há algum interesse da união ou de quem comprar a UEMG em continuar com as unidades do interior? Ou vão simplesmente fechar?
3. A grande maioria dos nossos alunos são de baixa renda e trabalham para estudar, caso privatize, como pagarão as mensalidades?
4. Onde serão formados os professores que atendem as escolas da região?
5. Qual o futuro dos servidores da UEMG? Principalmente os não efetivos? Perderão seus trabalhos? Aumentará o desemprego na região?
6. E o sonho de expandir a UEMG com novos cursos, guardamos na gaveta ou jogamos fora?
O Governo de Minas demonstra sua incapacidade de gerir as contas do Estado sem sacrificar o povo mineiro. O Governador aumentou o seu salário, do seu vice e secretariado em cerca de 300%, e agora, com a justificativa de que precisa pagar a dívida do Estado com a União, quer ACABAR COM A UEMG, ou transferindo-a para a União, sem qualquer garantia de continuidade de uma Instituição Superior a nível Federal (os Projetos de Lei não garantem a sua continuidade), ou vendendo os bens móveis e imóveis da UEMG para terceiros, caso a União não interesse.
O povo mineiro NÃO PODE SE CALAR! A população de Carangola e de cada cidade da região NÃO PODE SE CALAR! PREFEITOS E VEREADORES NÃO PODEM SE CALAR! É HORA DE LUTAR COM TODAS AS “ARMAS” E TODAS AS FORÇAS PARA QUE OS PROJETOS DO GOVERNADOR ZEMA E VICE MATEUS SIMÕES NÃO SEJAM APROVADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MG!
O Governo de Minas em nenhum momento chamou a Reitoria da UEMG ou quaisquer outros representantes da UEMG para o DIÁLOGO, mas como autoritarismo, apresenta projetos que afetam a vida de milhares de pessoas sem respeitar a opinião pública.
Vale ressaltar que muitos deputados apoiados por prefeitos e vereadores da região são da base do Governador Zema! Chegou a hora de EXIGIR providências para que seu prefeito, vice e vereador FAÇA PRESSÃO PARA QUE O SEU DEPUTADO VOTE CONTRA OS PROJETOS QUE PODEM ACABAR COM A UEMG!
O CARANGOLA NOTÍCIAS FAZ QUESTÃO DE DAR PUBLICIDADE AO VOTO DE CADA DEPUTADO SOBRE OS PROJETOS EM PAUTA, BEM COMO TAMBÉM DIVULGARÁ O NOME DAQUELES QUE FALTAREM À VOTAÇÃO PARA ABSTER-SE DA SUA RESPONSABILIDADE, QUE SÃO OS VERDADEIROS “TRAÍRAS DO POVO”!
LIGUE PARA SEU PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADOR HOJE MESMO, E EXIJA PROVIDÊNCIAS JUNTO AOS DEPUTADOS QUE ELES APOIAM! ACOMPANHE O DESENROLAR DESSES PROJETOS QUE PODEM ACABAR COM A UEMG, PATRIMÔNIO DO POVO MINEIRO! ACABAR COM INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO É RETROCESSO! O CARANGOLA NOTÍCIAS JAMAIS SERÁ OMISSO DIANTE DAS INJUSTIÇAS PRATICADAS POR QUALQUER GOVERNO, EM DESFAVOR DO POVO!
EM BREVE, MAIS ATUALIZAÇÕES SOBRE O CASO!
TEXTO: CARANGOLA NOTÍCIAS com a colaboração de informações prestadas por Marciane Oliveira (vice-diretora UEMG).