logo-blog

ALUNOS DO 5º PERÍODO DE DIREITO DA FACULDADE DOCTUM CARANGOLA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO, O QUAL ENVOLVEU A COMUNIDADE PARA DEBATER O TEMA “DIREITO E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”

9 de junho de 2018

Os alunos do 5º período de Direito da Faculdade DOCTUM de Carangola, sob a orientação do Professor da Disciplina Integradora, Ricardo Araújo, realizaram na última quarta-feira (06) um trabalho (projeto de extensão universitária) que envolveu a comunidade para debater a temática: “DIREITO E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”. Vários convidados estiveram presentes participando do evento, que aconteceu na “sala de eventos” da Faculdade Doctum.

O projeto aconteceu sob a análise de 5 subtemas: ACESSIBILIDADE; MOBILIDADE; TUTELA, CURATELA E TOMADA DE DECISÃO APOIADA; INCLUSÃO LABORAL; INCLUSÃO ESCOLAR. Os subtemas foram inseridos e desenvolvidos no formato de mesa redonda, oportunidade na qual o mediador, os alunos debatedores, os convidados e demais alunos da turma puderam se expressar de forma a apontar alternativas práticas para uma inclusão humanizada da pessoa com deficiência, usando como amparo o Direito.

Vários convidados que possuem deficiência tiveram a oportunidade de fazer colocações e relatar casos reais do seu cotidiano relativo ao tema abordado, emocionando a platéia. Profissionais que trabalham com pessoas com deficiência também tiveram a oportunidade se expressarem de modo a acrescentar o debate, no sentido de esclarecer pontos abordados e relatar a realidade no trabalho com pessoas com deficiência.

O Coordenador do Curso de Direito da Faculdade DOCTUM de Carangola elogiou o trabalho dos alunos, relatando que uma universidade precisa sempre estar voltada às questões sociais, sendo parceira da comunidade, contribuindo para que as pessoas tenham um lugar melhor para se viver. O professor Orientador Ricardo Araújo demonstrou a alegria da realização deste projeto de extensão, parabenizando todos os alunos do 5º período, os quais foram os principais “atores” do evento, segundo o mesmo.

Com certeza, debater sobre qualquer temática que envolve “pessoas com deficiência” contribui e muito para a humanização do processo de inclusão que tanto almejamos. Certamente, todos os participantes saíram deste evento mais conscientizados, esclarecidos e solidários às questões relativas à inclusão.

PARABÉNS A TODOS!

Texto e fotos: Carangola Notícias – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.

Confira fotos: