logo-blog

CONFIRA A CONTINUAÇÃO DE DICAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR PARA MULHERES NAS DIFERENTES ÉPOCAS DE SUA VIDA – COM A NUTRICIONISTA JOSIANE FINTELMAN

18 de março de 2019

Dicas de Saúde e bem estar para Mulheres nas diferentes épocas de sua vida
Continuação da Matéria anterior

Para mulheres de 30 a 40 anos
Casamento, família, trabalho, maternidade… É preciso ser malabarista para encarar essa fase tão cheia de desafios. Encaixe na agenda um tempinho para cuidar de si mesma e atravesse a década cheia de disposição.

– Vá para academia e faça musculação. O primeiro impacto da idade no corpo é a perda de força. A partir dos 30 anos, começa a cair à produção de testosterona e começamos a perder massa muscular. O metabolismo desacelera e fica mais difícil perder peso. A musculação é o caminho certo para ganhar músculos e manter o metabolismo acelerado.

– Coma castanhas. Para fortalecer suas células de defesa, você precisa de nutrientes como vitaminas A, B, C e E, além de ácidos graxos essenciais e diversos minerais. Onde encontrá-los? Nas sementes oleaginosas, como nozes, amêndoas, sementes de girassol e castanhas de caju.

– Consuma Fibras. As fibras dão sensação de saciedade e retardam o fluxo de glicose para a corrente sanguínea. Por isso elas podem prevenir o diabetes. As fibras também contribuem para a saúde no intestino. Consuma frutas, legumes e cereais integrais.

– Coma Proteína e Vitamina C. Para combater a perda de massa magra, resultado da queda do metabolismo, nada melhor do que proteínas. Além de ajudar a construir músculos, a proteína promove sua rigidez. Consuma carnes magras, leite e derivados.
Outro nutriente bom para a saúde dos ossos e tendões é a vitamina C, encontrada nas frutas ácidas e nas hortaliças. A vitamina C é antioxidante e participa da síntese de colágeno.

– Pratique exercícios aeróbicos de longa duração e baixa intensidade. A partir dos 40 anos o exercício é obrigatório. Quem não se exercitar vai ganhar peso e perder massa magra, ficando vulnerável a doenças cardiovasculares e hipertensão. Na idade em que se acentua a perda de capacidade cardiopulmonar, é importante preservar o fôlego. Consulte seu médico e, se possível, aposte em atividades cardiovasculares – natação, corrida – de longa duração e baixa intensidade. Essas modalidades fortalecem os músculos do coração, oxigenam os tecidos e favorecem a perda de peso.

Na próxima edição, finalizamos as dicas de saúde para mulheres aos 50 anos. Aguarde….Não perca!!!!

Josiane Fintelman dos Santos Abreu – Nutricionista CRN9 – 9366