logo-blog

CONFIRA AS NOVAS DICAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR PARA MULHERES NAS DIFERENTES ÉPOCAS DE SUA VIDA – COM A NUTRICIONISTA JOSIANE FINTELMAN

25 de março de 2019

Dicas de Saúde e bem estar para Mulheres em diferentes épocas de sua vida

(Continuação da matéria anterior – PARTE III)

Com o passar dos anos, nosso metabolismo diminui, a produção de hormônios cai, perdemos agilidade e nossos ossos se tornam mais frágeis.
Essas mudanças acontecem para todas as pessoas, mas são sentidas principalmente para as mulheres com mais de 50 anos, devido aos desconfortos ocasionados pela menopausa.
Assim, a ingestão de alguns nutrientes específicos é fundamental para a saúde da mulher, pois garantem um bom funcionamento do corpo, maior bem estar, beleza e saúde.

Verduras, legumes e frutas
Esses são alimentos ricos em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, além de atuarem na prevenção de doenças e de retardar o envelhecimento celular.
Sempre que possível, consuma esses alimentos. Também contribuem para o fortalecimento e saúde dos cabelos, pele e unhas.

Carnes e ovos
São importantes aliadas na saúde da mulher depois dos 50 anos, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento dos músculos. Além disso, as proteínas fortalecem o sistema imunológico, evitando infecções.

Soja
A soja é um alimento de excelente valor nutricional, e dentre os alimentos de origem vegetal, é o que possui melhor teor proteico e a qualidade de sua proteína é comparada à proteína da carne. Estudos mostram que com o consumo de soja, é possível reduzir o risco ou prevenir doenças como as cardiovasculares, osteoporose, certos tipos de câncer como de mama, além de amenizar os sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor.

Tome Sol
Tomar sol diariamente ajuda a preservar a densidade do osso e auxilia na prevenção de doenças como a osteoporose. Isso porque o Sol contribui para a produção da vitamina D no organismo.
Se você tiver vitamina D em quantidades adequadas, além dos benefícios à massa óssea, isso fortalecerá o sistema imune e protegerá contra doenças cardiovasculares e tumores.

Enfim, para manter a saúde nessa etapa da vida, além de um cardápio adequado, é essencial manter uma rotina de exercícios e beber muita água. Se alimentar bem é uma forma de prevenir e cuidar da saúde, para que possamos envelhecer com qualidade de vida.

Josiane Fintelman dos Santos Abreu – Nutricionista CRN9 – 9366