CONFIRA ORIENTAÇÕES DE PROTEÇÃO À SAÚDE PARA O PÓS-ENCHENTE – COM FERNANDA AGUIAR (FARMACÊUTICA)
31 de janeiro de 2020Durante o período chuvoso, podem ocorrer enchentes e alagamentos dentre outros eventos adversos. É importante conscientizar a população para os cuidados necessários à proteção da saúde. Muitas doenças surgem neste contexto, como por exemplo, leptospirose, tétano, dengue, hepatite A, diarreia aguda, febre tifoide, entre outras, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado.
Em caso de aparecimento de algum sintoma, é fundamental procurar um médico e relatar que teve contato com alagamento para um diagnóstico preciso. Neste caso, a fim de evitar doenças infecciosas é importante que a população adote medidas profiláticas, como por exemplo: uso de álcool em gel nas mãos, após o contato com água das enchentes; usar luvas e botas quando contato com a lama e principalmente, não ingerir alimentos e medicamentos mesmo em sua embalagem original, advindos da água da enchente.
Vale ressaltar que, a automedicação pode trazer diversas complicações à saúde, agravar uma possível doença e ainda mascarar sintomas dificultando o diagnóstico. Principalmente no caso de antibióticos, a automedicação pode facilitar o aumento da resistência bacteriana, necessitando assim, o uso de antimicrobiano mais potente.
Outra medida importante é, armazenar os medicamentos em locais secos para evitar umidade mantendo a durabilidade do mesmo. Em caso de dúvidas procure orientação médica ou o farmacêutico.
Fernanda Souza Reis Aguiar
Farmacêutica – CRF/MG 24192
NOTA DO SITE: Fica nosso agradecimento da equipe Carangola Notícias às orientações repassadas pela fermacêutica Fernanda aos leitores do site! Fica também nosso alerta às pessoas que tiveram ou estão tendo contato com água/lama da enchente, para que tomem os devidos cuidados relativos à saúde.