DEFESA CIVIL DE CARANGOLA FAZ ALERTA DE UM GRANDE ACUMULADO DE CHUVAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS NA REGIÃO
11 de fevereiro de 2020A Prefeitura Municipal de Carangola, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC Carangola, vem informar a toda população Carangolense que através de avisos e alertas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Defesa Civil do Estado, e institutos meteorológicos especializados, que existe um grande acumulado de chuvas para os próximos dias.
O nível do rio Carangola está a 1,90 em cota de atenção às 09h45 da manhã dessa terça-feira 11 de fevereiro de 2020. E a previsão é que o acumulado de chuvas nas próximas 72 horas chegue de 60 a 100mm e as condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas.
Portando pede a toda população ribeirinha do município ou moradores de áreas de risco, para que fiquem atentos ao nível do rio e qualquer anormalidade de terreno ou em caso de alguma eventualidade, entrar em contato imediatamente através do 199 (horário comercial) ou plantão/whatsapp 24h 99925-3826.
Em ÁREAS DE RISCO, com um grande volume de chuva, terra encharcada, pode ocorrer o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água são graves sinais de comprometimento. Ocorrendo um desses, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada.
Acompanhe com frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo e continue atento sobre as atualizações já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes.
Nunca se esqueça de seguir as eventuais recomendações da Defesa Civil e das demais autoridades competentes. A COMPDEC Carangola vai continuar monitorando o nível do Rio Carangola e suas cabeceiras e informando sobre as mudanças climáticas.
FONTE: Prefeitura Municipal de Carangola.