DICA DA NUTRICIONISTA: A GORDURA ABDOMINAL É PERIGOSA E TRAZ SÉRIOS RISCOS À SAÚDE; CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS – COM A NUTRICIONISTA JOSIANE FINTELMAN
18 de julho de 2019Segundo estudo, mesmo dentro do peso, a gordura abdominal é perigosa e traz sérios riscos à saúde. Muitas alterações fisiológicas começam a acontecer logo após os 30 anos de idade e uma delas é o aumento da circunferência abdominal.
Existem dois tipos de gordura abdominal a subcutânea, que se localiza a frente dos músculos abdominal e a visceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado. As duas são prejudiciais à saúde, mas estudos comprovam que a gordura visceral é ainda mais perigosa.
O risco da gordura abdominal pode causar:
- Diabetes
- Aumento do colesterol
- Apneia do sono
- Alteração da pressão arterial
- Câncer nos órgãos afetados pelo excesso de gordura
- Insuficiência renal
- Alterações hepáticas
- Morte súbita
E as principais causas são falta de atividade física regular, má alimentação, tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, falta de sono e estresse.
É muito importante ter ciência das causas citadas acima, e, além disso, poderá medir, com uma fita métrica, na cintura, no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca com o abdômen relaxado.
Para mulheres o ideal é até 80 cm; risco moderado entre 80 e 88 cm; alto risco acima de 88 cm.
Para homens o ideal é até 94 cm; risco moderado entre 94 e 102 cm; alto risco acima de 102 cm.
Mas, é preciso lembrar que dietas da moda muito restritivas e que não são feitas personalizadas podem trazer sérias avitaminoses, alterações hormonais, perda de massa muscular e ainda propiciar o efeito sanfona que é extremamente prejudicial ao organismo.
TEXTO: Josiane Fintelman dos Santos Abreu – Nutricionista CRN9 – 9366
PARA ACOMPANHAMENTO COM A NUTRICIONISTA JOSIANE, ENTRE EM CONTATO PARA ATENDIMENTO: