logo-blog

FALA CIDADÃO: ACIDENTE DE TRABALHO NA OBRA DE AMPLIAÇÃO DA PREFEITURA DE CARANGOLA DEIXA DUAS VÍTIMAS, SENDO UMA EM ESTADO GRAVE

14 de outubro de 2023

Na tarde desta quarta-feira (10), aconteceu um acidente de trabalho na obra de ampliação da Prefeitura de Carangola, onde dois funcionários caíram de um andaime de cerca de 9 metros. O Carangola Notícias apurou informações junto a funcionários da empresa terceirizada que executa a obra, de que ambos os funcionários ficaram feridos, sendo um em estado grave, com traumatismo craniano, sendo necessário ser submetido a cirurgia na Casa de Caridade de Carangola.

O Carangola Notícias também apurou os fatos e recebeu informações de que as vítimas estavam utilizando apenas capacete sem jugular no momento do acidente (não se sabe se por falta da jugular ou por mal uso pelos funcionários), não há endo no momento qualquer cinta de segurança, o que certamente evitaria o acidente, já que faz parte dos equipamentos obrigatórios de proteção individual.

Para informar os nossos milhares de leitores carangolenses, que tem nos questionado, cabe ainda apurar se todos os EPI’s se encontravam em condições de uso por todos os funcionários e se tais EPI’s disponíveis estão em conformidade com o exigido pela legislação, de acordo com cada função executada. Vale ressaltar que é obrigação do empregador fornecer todos os equipamentos de proteção individual necessários, é obrigação dos funcionários usarem corretamente tais EPI’s e é obrigação da empresa fiscalizar a utilização de tais equipamentos.

Nesta sexta-feira (13) foi ponto facultativo na Prefeitura de Carangola e não houve expediente administrativo aberto ao público, motivo pelo qual não foi possível apurar maiores detalhes do acidente e das circunstâncias deste. Assim, fica-nos algumas indagações visando a proteção dos trabalhadores que executavam seus serviços dentro da Prefeitura de Carangola:

  • A CONSTRUTORA FORNECE TODOS OS EPI’S NECESSÁRIOS?
  • OS FUNCIONÁRIOS UTILIZAM EPI’S OS FORNECIDOS?
  • HÁ COBRANÇA DO USO DO EPI PELA CONSTRUTORA E POR QUEM A CONTRATOU (RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA)?
  • OS TRABALHADORES ACIDENTADOS E SUAS FAMÍLIAS SERÃO AMPARADOS PELO INSS EM VIRTUDE DE REGISTRO NA CARTEIRA
  • O ACIDENTE OCORRIDO FOI UMA FATALIDADE OU UM FATO EVITÁVEL SE HOUVESSE USO DO EPI?

Nossa equipe de reportagem coloca um espaço na rede de comunicação Carangola Notícias à disposição de qualquer empresa, ente público, ministério do trabalho ou família dos funcionários acidentados à disposição para respostas a tais questionamentos.

O Carangola Notícias trabalha com a imparcialidade, mas colocando em primeiro lugar a preservação e a proteção da VIDA. Cabe a nós informar a nossos leitores a real situação do caso em pauta a nossos leitores, sem sensacionalismo e sem omissão.

CARANGOLA NOTÍCIAS