logo-blog

INCÊNDIO ATINGE PRÉDIO EM CARANGOLA E MORADORES SÃO RESGATADOS POR POLICIAIS MILITARES EM MEIO ÀS CHAMAS E MUITA FUMAÇA; CLIQUE E ASSISTA O VÍDEO

22 de setembro de 2022

APÓS O NOBRE ATO, OS POLICIAIS TIVERAM QUE SER MEDICADOS NA CASA DE CARIDADE DE CARANGOLA DEVIDO À INTENSA INALAÇÃO DE FUMAÇA

O CARANGOLA NOTÍCIAS APUROU QUE NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA (21), OCORREU UM INCÊNDIO EM UM PRÉDIO LOCALIZADO NA AVENIDA DOUTOR PEDRO NOLASCO, BAIRRO COROADO EM CARANGOLA / MG. A FUMAÇA JÁ SUBIA DE UM APARTAMENTO PARA AS DEMAIS UNIDADES DO CONDOMÍNIO, HAVENDO RISCO DE MORTE DE DIVERSOS MORADORES DOS ANDARES SUPERIORES QUE NÃO PODIAM SAIR DEVIDO À FUMAÇA E CALOR PRODUZIDO PELAS CHAMAS.

SEGUNDO TESTEMUNHAS, A POLÍCIA MILITAR DE CARANGOLA FOI IMEDIATAMENTE ACIONADA, COMPARECENDO RAPIDAMENTE AO LOCAL UMA GUARNIÇÃO PM. NA FACHADA DO PRÉDIO, HAVIA DIVERSAS PESSOAS DOS ANDARES SUPERIORES AO DO INCÊNDIO PEDINDO AJUDA/SOCORRO A QUEM ESTAVA NA RUA. ALGUNS MORADORES QUE CONSEGUIRAM SAIR DE SUAS RESIDÊNCIAS DISSERAM AOS POLICIAIS MILITARES QUE NOS ANDARES ACIMA DO INCÊNDIO TERIAM 3 APARTAMENTOS OCUPADOS, ONDE OS MORADORES NÃO CONSEGUIRAM SAIR DEVIDO AO CALOR PRODUZIDO PELAS CHAMAS E PELA GRANDE QUANTIDADE DE FUMAÇA, E QUE INCLUSIVE HAVIA UMA CRIANÇA EM UM APARTAMENTO LOCALIZADO EXATAMENTE ACIMA DAS CHAMAS.

.

.

DIANTE DO IMINENTE RISCO DE MORTE QUE DIVERSOS MORADORES CORRIAM, A EQUIPE POLICIAL ACESSOU O LOCAL PELAS ESCADAS. AO SUBIREM PERCEBERAM QUE AS CHAMAS E A FUMAÇA DENSA VINHAM DO AP. 202, AS QUAIS BLOQUEAVAM PARCIALMENTE O ACESSO DA ESCADA E DO CORREDOR DO ANDAR ACIMA. IDENTIFICADOS OS APARTAMENTOS QUE ESTAVAM HABITADOS, OS MILITARES SUBIRAM UTILIZANDO TOALHAS MOLHADAS NO ROSTO, DEVIDO À GRANDE DIFICULDADE DE RESPIRAR EM VIRTUDE DA FUMAÇA, ARROMBARAM AS PORTAS DAS RESIDÊNCIAS, SENDO POSSÍVEL CONTATO COM AS VÍTIMAS E SOCORRO DESTAS PARA FORA DO PRÉDIO SEM FERIMENTOS.

APÓS O SOCORRO DE TODOS OS MORADORES, OS POLICIAIS MILITARES ACESSARAM O INTERIOR DO PRÉDIO NOVAMENTE, SENDO NECESSÁRIO ARROMBAR A PORTA DO APARTAMENTO ONDE OCORRIA O INCÊNDIO COM A INTENÇÃO DE COMBATER AS CHAMAS, UMA VEZ QUE HAVIA RISCO DO FOGO SE ALASTRAR PARA OUTROS APARTAMENTOS, BEM COMO PARA UMA RESIDÊNCIA AO LADO DO PRÉDIO. AO ENTRAREM NO LOCAL, VIRAM AS CHAMAS SE ALASTRANDO DO QUARTO DO MORADOR DA RESIDÊNCIA, O QUAL NÃO SE ENCONTRAVA LÁ E JÁ HAVIA SE ENVOLVIDO EM OCORRÊNCIA DE AMEAÇA MINUTOS ANTES DOS FATOS.

USANDO EXTINTORES DE INCÊNDIO DO PRÉDIO E DE OUTROS PRÉDIOS PRÓXIMOS, CEDIDOS POR MORADORES, OS MILITARES, UTILIZANDO-SE DE RASTEJO, CONSEGUIRAM SE APROXIMAR DAS CHAMAS E EVITAR QUE O FOGO CONTINUASSE PARA OS DEMAIS CÔMODOS, SENDO ESTE CONTIDO. TODAVIA, NÃO FOI POSSÍVEL AINDA APAGAR TOTALMENTE O FOGO, SENDO NECESSÁRIO UTILIZAR-SE DE UMA MANGUEIRA VINDA DA CASA VIZINHA, MOMENTO EM QUE FOI NECESSÁRIO QUEBRAR UMA DAS JANELAS DO APARTAMENTO EM CHAMAS.

.

.

APÓS MUITO ESFORÇO DOS PMS, COM DIVERSAS INVESTIDAS SAINDO E ENTRANDO DO APARTAMENTO POR DIFICULDADE DE RESPIRAREM, CONSEGUIRAM APAGAR TOTALMENTE O FOGO COM A AJUDA DA POPULAÇÃO LOCAL.

.

.

O CAMINHÃO PIPA DA PREFEITURA DE CARANGOLA CHEGOU POSTERIORMENTE E REALIZOU O RESFRIAMENTO DO LOCAL PARA MINIMIZAR O RISCO DE NOVAS CHAMAS.

.

.

O COMANDANTE DE GUARNIÇÃO, 2º SARGENTO PM MENENGUCCI, DEVIDO A LESÕES OCORRIDAS DURANTE O SALVAMENTO DOS MORADORES, ALÉM DAS CONSEQUÊNCIAS DECORRENTES DA INALAÇÃO DE FUMAÇA E EXPOSIÇÃO AO CALOR DAS CHAMAS FOI ENCAMINHADO AO PRONTO SOCORRO, SENDO DIAGNOSTICADO COM QUADRO DE HIPÓXIA (DECORRENTE DA INALAÇÃO DEMASIADA DE FUMAÇA) E ARRITMIA CARDÍACA, DECORRENTE DO CALOR EXPOSTO E POUCO OXIGÊNIO INALADO NA AÇÃO. O MILITAR FOI MEDICADO, FICOU EM OBSERVAÇÃO E FOI LIBERADO.

JÁ A CABO PM DÉBORA, DEVIDO À AÇÃO, SE SENTIU MAL COM FALTA DE AR DEVIDO À INALAÇÃO DE FUMAÇA, SENDO MEDICADA E LIBERADA APÓS PERÍODO DE OBSERVAÇÃO.

APÓS A INTERVENÇÃO, O SOLDADO PM LOBO E O SOLDADO PM SANTOS SE DIRIGIRAM AO HOSPITAL PARA ATENDIMENTO MÉDICO, ONDE TAMBÉM FORAM MEDICADOS E LIBERADOS.

O PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL INCENDIADO, QUE JÁ POSSUI VÁRIAS PASSAGENS PELA JUSTIÇA, COMPARECEU AO LOCAL E APRESENTOU VÁRIAS VERSÕES DOS FATOS DE FORMA BASTANTE CONFUSA E CONTRADITÓRIA, EVIDENCIANDO À EQUIPE A POSSIBILIDADE DO INCÊNDIO TER OCORRIDO DE MANEIRA DOLOSA, UMA VEZ QUE O AUTOR CLARAMENTE APARENTAVA ESTAR SOB EFEITO DE DROGAS (PUPILA DILATADA, PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO AGRESSIVO), ALÉM DO FATO DO AUTOR TER ACABADO DE SE ENVOLVER EM OUTRA OCORRÊNCIA DE AMEAÇA TAMBÉM COMO AUTOR, TENDO ELE HISTÓRICO DE SER VIOLENTO QUANDO ESTÁ SOB EFEITO DE ÁLCOOL OU OUTRAS DROGAS.

O AUTOR RECEBEU VOZ DE PRISÃO PELO CRIME DE CAUSAR INCÊNDIO, EXPONDO A PERIGO A VIDA, À INTEGRIDADE FÍSICA OU O PATRIMÔNIO DE OUTREM, COM AGRAVANTE DESTE TER SIDO COMETIDO EM LOCAL DESTINADA A HABITAÇÃO, CONFORME “INCISO II, ALÍNEA A” DO ARTIGO 250 DO CÓDIGO PENAL, SENDO ENCAMINHADO À DELEGACIA DA POLÍCIA CIVIL DE CARANGOLA.

A PERÍCIA TÉCNICA DA POLÍCIA CIVIL FICOU DE COMPARECER AO LOCAL NO INÍCIO DA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA (22) PARA OS SERVIÇOS DE PRAXE.

O CARANGOLA NOTÍCIAS PARABENIZA A EQUIPE POLICIAL QUE BRAVAMENTE INTERVIU NESTA OCORRÊNCIA DE ALTO RISCO DE MORTE, AGINDO DE FORNA EFICIENTE, MESMO SEM TER RECURSOS DE COMBATE A INCÊNDIO E DE RESGATE DE VÍTIMAS, ARRISCANDO SUAS VIDAS PARA SALVAR MORADORES QUE NÃO CONSEGUIAM SAIR DO PRÉDIO DEVIDO ÀS CHAMAS E FUMAÇA DENSA, LOGRANDO ÊXITO NO RESGATE E EM APAGAR O FOGO COM A AJUDA DA POPULAÇÃO LOCAL. OS POLICIAIS HONRARAM O COMPROMISSO QUE FIZERAM AO INCORPORAR À PMMG, DE “DEDICAR AO SERVIÇO POLICIAL MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA”. BRAVO!

CARANGOLA PRECISA URGENTEMENTE DE UMA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS PARA ESSES ATENDIMENTOS. INFELIZMENTE O CORPO DE BOMBEIROS MAIS PRÓXIMO É NA CIDADE DE MURIAÉ, CERCA DE 80 KM DE DISTÂNCIA, SENDO O ATENDIMENTO EM TEMPO HÁBIL QUASE QUE IMPOSSÍVEL.

TEXTO: CARANGOLA NOTÍCIAS

.

.