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OBRA DE ROTATÓRIA PRÓXIMO AO ESTÁDIO ROSENY SOARES CAUSA REPERCUSSÃO NEGATIVA PERANTE CIDADÃOS CARANGOLENSES E PREFEITURA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO. CONFIRA!

23 de junho de 2018

A Prfeitura Municipal de Carangola, sob a alegação de se adequar às normas de trânsito, destruiu os canteiros existentes na Praça Pedro de Oliveira para a construção de uma rotatória. O ato da Prefeitura gerou grande repercussão negativa nas redes sociais, tendo centenas de cidadãos carangolenses manifestado sua indignação com a destruição dos canteiros. Vários cidadãos carangolenses citam em redes sociais e comentam pelas ruas da cidade que, diante da situação de crise que a administração pública municipal de Carangola alega estar passando e diante de vários outros problemas estruturais mais urgentes que a cidade passa, como ruas sem calçamento, asfalto sem manutenção, praças abandonadas, ruas com calçamentos (paralelepípedos e bloquetes) cheios de buracos e até intransitáveis como no Bairro Caixa D’água onde era o antigo Eucaliptal, mesmo assim a prefeitura optou por destruir o que já estava pronto para refazer em forma de rotatória. Portanto, segundo vários carangolenses, a Prefeitura teria dado preferência a uma obra desnecessária no momento, se considerarmos outras necessidades muito mais urgentes no município. É importante salientar que no local da obra não foi afixada placa com dados da execução da obra pública. Como sinal de transparência, seria essencial que estivessem explícitos dados como EMPRESA OU ÓRGÃO EXECUTANTE, VALOR TOTAL DA OBRA, FONTE DOS RECURSOS, PRAZO DE EXECUÇÃO, ETC. Diga-se de passagem, o Princípio da PUBLICIDADE ainda é um Princípio da Administração Pública previsto na Constituição Federal, mas que parece ter sido ignorado pela Administração Pública de Carangola.

DIANTE DE GRANDE REPERCUSSÃO NEGATIVA DA CITADA OBRA, A PREFEITURA MUNICIPAL DE CARANGOLA, POR MEIO DA SECRETARIA DE OBRAS, EMITIU UMA “NOTA DE ESCLARECIMENTO” EXPLICANDO OS REAIS MOTIVOS DA OBRA. CONFIRA NA ÍNTEGRA:

“A Secretaria Municipal de Obras, através de seu Departamento de Trânsito, órgão ora responsável pela execução da rotatória situada à Praça Pedro de Oliveira, neste município, vem elucidar o que segue.

As interseções constituem elementos de descontinuidade em qualquer rede viária e representam situações críticas que devem ser tratadas de forma especial. O projeto de interseções deve assegurar circulação ordenada dos veículos e manter o nível de serviço da rodovia, garantindo a segurança nas áreas em que as suas correntes de tráfego sofrem a interferência de outras correntes, internas ou externas.

No estudo e projeto de uma interseção, deve-se levar em consideração uma série de condicionantes, dentre as quais os elementos de tráfego, fatores físicos e ambientais. A adoção de um tipo de interseção depende principalmente da correlação existente entre a topografia do terreno, os volumes de tráfego e sua composição, a capacidade das vias, a segurança e a operação.

Neste sentido, fora aferido, através de adequação técnica e normas regulamentadoras do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, a necessidade de instalação de uma rotatória no local objeto.

Tal rotatória é classificada, através de manual técnico do Departamento Nacional de Trânsito – DNIT- como uma rótula moderna tipo D, conforme segue:

– Tipo D (Rótula) Uma rótula tipo D tem normalmente uma ou duas faixas de tráfego nos acessos. Seu projeto caracteriza-se por maior raio de giro da ilha central e o emprego de ilhas canalizadoras nos acessos. Embora não haja referência nas Normas Suecas, neste Manual as rótulas serão subdivididas em:

● Rótula convencional: quando a prioridade do tráfego, em um ou mais acessos, é do ramo de acesso.
● Rótula moderna: quando a prioridade é do tráfego que circula na rotatória.

Por conseguinte, fora elaborado projeto para sanar e dinamizar a questão do tráfego, através de uma rótula tipo D moderna, permitindo acesso também sentido “Clube Campestre” – “Estádio Municipal” e também promover maior visibilidade e consequente diminuição do risco de acidentes.

A necessidade de retirada do canteiro central não se deveu à questão estética, obviamente, e sim de forma a atender o preconizado pelas normas técnicas que regem a matéria.

As rotatórias e trevos de intersecção não devem possuir canteiros com altura superior a 30 cm, visando garantir visibilidade e evitar acidentes (Manual Técnico DNIT).

Saliente-se, ainda, que todos os indivíduos arbóreos que haviam no trevo desmanchado foram replantados, de modo que não houve nenhuma morte de flora durante execução do projeto.

 

A EQUIPE “CARANGOLA NOTÍCIAS” FAZ QUESTÃO DE RETORNAR AO LOCAL NO TÉRMINO DAS OBRAS PARA MOSTRAR O RESULTADO FINAL, POSSIBILITANDO DE FORMA IMPARCIAL, QUE O CIDADÃO CARANGOLENSE FAÇA SUA AVALIAÇÃO PESSOAL DO CANTEIRO ANTERIOR E DA ROTATÓRIA CONSTRUÍDA.

 

Texto: Carangola Notícias – reprodução na íntegra ou parcial permitida somente mediante crédito.

Fotos: Márcia Campêllo – reprodução na íntegra ou parcial permitida somente mediante crédito.

Nota: Prefeitura Municipal de Carangola.