logo-blog

PALAVRA DO PADRE – Com Padre Jamir

10 de fevereiro de 2018

QUARESMA O QUE VEM A SER?

O termo quaresma provém da palavra quadragésima. Ou seja, quarenta dias de escuta assídua da Palavra de Deus e práticas penitenciais que nos ajudam na conversão pessoal e comunitária. É o tempo litúrgico que vai desde a quarta-feira de cinzas até a quinta feira santa na missa da ceia do Senhor. Apenas não se contam os domingos por serem dias festivos de celebração do mistério pascal.

Encontramos no primeiro e segundo Testamentos várias referências ao número quarenta. Por exemplo: o povo de Deus percorre quarenta anos no deserto para chegar à terra prometida; Moisés passa quarenta dias no topo da montanha antes de receber as Tábuas da Lei; Elias caminha quarenta dias no deserto; Jesus, após o seu batismo, antes de iniciar o seu ministério, passa quarenta dias no deserto no meio das feras e sendo alimentado pelos anjos. Portanto, quaresma é um tempo de caminhar no “deserto” para uma maior experiência com Deus. Por isso são aconselhadas três práticas penitenciais bíblicas para que nos exercitemos na amizade com Deus, com os irmãos e com as coisas criadas – a oração, a esmola e o jejum.

Para a Igreja Católica e Igrejas ortodoxas é o período forte e intenso de preparação para a Páscoa da ressureição. Os fiéis são convidados a não deixar passar em vão o tempo da graça Divina. Abrir os ouvidos à escuta da Palavra de Deus e fazer a experiência dos discípulos no alto da montanha – a transfiguração. A grande tendência do ser humano é se relaxar e às vezes até se distanciar do projeto de Deus. O tempo litúrgico quaresmal tem um sentido mais pedagógico de alerta ao nosso compromisso batismal de vivência dos nossos compromissos cristãos.

“As leituras dos textos bíblicos durante os domingos da quaresma apresentam as exortações dos profetas à penitência e uma síntese de todo o mistério da salvação; retomam-se também as principais passagens do Evangelho que nos primeiros séculos se liam para os catecúmenos, a fim de prepara-los para o batismo”. Toda Igreja recorda sua eleição e consagração ao Senhor.

Num mundo onde se preza muito a aparência, o subjetivismo e as relações sofrem forte influência da ideia do descartável, somos mais do que nunca, chamados a criar cada vez mais consistência em nossa relação com Deus e a comunidade. Somos povo de Deus a caminho da “terra prometida”.

Que este tempo litúrgico nos faça mais humanos e defensores da vida. Boa quaresma a todos!

Pe. Jamir Pedro Sobrinho.

 

O PADRE JAMIR ESTARÁ TRAZENDO UMA MENSAGEM AO SITE “CARANGOLA NOTÍCIAS” SEMANALMENTE.

ACOMPANHE!