logo-blog

PALAVRA DO PADRE: LEIA A MENSAGEM “VOCAÇÃO: CHAMADO DE DEUS E RESPOSTA HUMANA” – COM PADRE JAMIR

5 de agosto de 2019

VOCAÇÃO: Chamado de Deus e resposta humana

A bíblia sagrada nos ensina que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn1,26). Cada pessoa humana é um projeto inacabado que vai se construindo ao longo de sua existência intra-terrena. Nosso criador vai nos modelando até atingirmos a plenitude do que devemos ser. Somos chamados a viver a plenitude de nossa relação com Deus na dimensão da filiação, com as coisas criadas na relação de domínio, com o próximo na dimensão da fraternidade e conosco mesmo na linha da interiorização e consciência plena da construção do Eu.

A palavra vocação vem do verbo latino “Vocare” que significa chamar. O primeiro chamado que recebemos de Deus foi o chamado à existência. Recebemos do Criador o “dom” da vida. Por isso não somos “donos” da vida, mas apenas administradores de um “dom de Deus”. Devemos viver cada minuto como uma grande ação de graças Àquele que é a fonte de todos os dons.

O segundo chamado comum a todos os filhos e filhas de Deus é o convite à perfeição, à santidade – “sede santos como vosso Pai do Céu é santo”(Mt 5,48). Para a realização de sua obra, o Pai vai nos esculpindo no intuito de tirar tudo que é excesso e sobra no projeto de cada pessoa humana. Resta-nos não colocar resistência na ação divina e permitir que Ele realize seu projeto em nós – “faça-se em mim segundo a tua Palavra”(Lc 1,38).  O toque da graça santificante nos abre à busca da perfeição. Assinalados e consagrados pela unção batismal,fomos configurados a Cristo criando com Ele uma profunda comunhão de vida cristã. A vida cristã nada mais é do que uma assimilação e interiorização da prática vivida e ensinada por Jesus Cristo. Ser cristão não significa saber todas as teorias sobre o Homem de Nazaré, mas estabelecer um vínculo de comunhão com o seu projeto existencial. E uma vez que o cristianismo prega uma radical humanização do ser humano, todo cristão é chamado a ser um “AlterChristus” (outro cristo) no mundo.

A Igreja, comunidade dos batizados, é chamada a ser um grande sacramento de Jesus Cristo. Quando Ele fundou a sua Igreja sobre os apóstolos a partir de Pedro, os chamou e os enviou a fazer com que todos os povos fossem evangelizados – “vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (Mt 28,19). Portanto, todo batizado é vocacionado a uma vida de perfeição e a fazer alguma coisa no corpo eclesial. Não existimos apenas para assistir, mas para participar. Para isso a Igreja é plena de serviços e ministérios e conta com ministros leigos e ordenados para os diversos serviços pastorais. E você, já descobriu qual é o chamado que Deus está te fazendo, como membro do corpo de Cristo?

Neste mês de agosto, aqui no Brasil, nós refletimos e rezamos por todas as vocações. Iniciamos no primeiro domingo refletindo sobre a vocação ao ministério ordenado – diáconos, padres e bispos. No segundo domingo rezamos pela vocação matrimonial refletindo sobre o sentido da paternidade. No terceiro domingo meditamos sobre a vocação dos consagrados – irmãos e irmãs que oferecem suas vidas inteiramente a serviço do Reino e por fim refletimos sobre a vocação leiga e em especial o chamado aos catequistas como evangelizadores.

Desejamos que neste mês vocacional o Senhor possa colher muitos e muitos frutos em sua Messe.

Pe. Jamir Pedro Sobrinho – PÁROCO DA PARÓQUIA DE SANTA LUZIA