POLÍTICA: SAIBA QUEM SÃO OS POSSÍVEIS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO(A) DE CARANGOLA NAS ELEIÇÕES DE 2024
8 de maio de 2024Com as eleições municipais previstas para 06 de Outubro de 2024, alguns grupos políticos começam a se movimentar em Carangola, sendo que alguns deles já manifestaram explicitamente sobre a escolha do pré-candidato a prefeito, bem como sobre as alianças políticas apoiadoras.
Com o objetivo de informar a você, leitor e leitora, a equipe Carangola Notícias realizou alguns levantamentos dos possíveis grupos e candidatos ao Executivo Municipal em Carangola. De forma imparcial, mas não omissa, o Carangola Notícias passa a informar sobre os 04 grupos mais comentados pela cidade, com os seus possíveis candidatos. Vale ressaltar que são apenas possibilidades de candidaturas ao Executivo Municipal, podendo a qualquer tempo haver mudanças até o último dia de registro de chapas.
NA ORDEM ALFABÉTICA, VEJAMOS OS NOMES:
BETTY GIOVANNONI OLIVEIRA (PROFESSORA BETTY)
A Professora BETTY GIOVANNONI, como é conhecida na cidade, lecionou muitos anos na rede estadual de ensino de MG, ocupando posteriormente o cargo de Diretora da Escola Estadual Emília Esteves Marques (Polivalente) em Carangola por vários anos, alcançando muitas conquistas na gestão daquele educandário. Pela sua projeção de gestão eficiente, somada à sua influência política, Betty foi nomeada em 2019 ao cargo de Superintendente Regional de Ensino da 5ª SRE Carangola, cargo este já ocupado por ela há anos atrás. Desenvolveu seu trabalho com dedicação, firmeza e eficiência até 2023, quando foi substituída.
Betty também dirigiu o LAR EVANGÉLICO DE CARANGOLA entre 2017-2023, e ainda ocupa atualmente o cargo de vice-presidente daquela instituição filantrópica. Sua gestão à frente do Lar Evangélico foi marcada por várias melhorias naquela instituição, tanto na estrutura física, financeira e assistencial, quanto em relação ao carinho aos internos do Lar. Sua trajetória voluntária no Lar Evangélico de Carangola se faz um marco na história daquela instituição, pela sua gestão eficiente e eficaz.
Em 2024, o nome de Betty Giovannoni aparece como possível pré-candidata à Prefeitura de Carangola pelo PODEMOS. A candidatura de Betty surpreende muita gente, pois trata-se de uma novidade na política, já que ela nunca se candidatou a cargos no Executivo ou Legislativo Municipal. Ainda não foi confirmada com certeza a candidatura de Betty, mas é verdade que o PODEMOS forma a sua base em Carangola e tem o desejo de lançar candidatura própria à Prefeitura de Carangola, trazendo bons nomes para formar um grupo sólido e capaz.
Ainda estão ocultos alguns nomes de peso que apoiariam a possível candidatura de Betty, bem como ainda não se tem o nome de quem poderia ser seu(a) candidato(a) a vice-prefeito(a). O Carangola Notícias está em contato com Betty para maiores informações acerca da possibilidade de sua candidatura e do grupo que estará lhe apoiando.
Acredita-se que, por ser nova na política, haverá uma dificuldade na formação do seu grupo, uma vez que já existem grupos já bem formados e divididos para apoiarem os demais candidatos.
Boa sorte à Betty!
LUIZ CÉZAR SOARES RICARDO (CÉZAR RICARDO)
CÉZAR RICARDO, como é conhecido, foi Prefeito de Pedra Dourada, candidatou-se a deputado estadual, tendo expressiva votação na região mas não se elegeu, e posteriormente se candidatou a Prefeito de Carangola, tendo vencido as eleições municipais em 2012. Foi Prefeito de Carangola de 2013 até 2016, quando perdeu a disputa à reeleição. Apesar de não ser carangolense, Cézar teve e ainda tem muitos simpatizantes em Carangola, tendo sua forma de administrar agradado muitos carangolenses.
Cézar teve uma gestão ousada, não se limitando em reformar o que já existia, mas teve a administração marcada por início de grandes obras, na verdade obras milionárias, como a creche do bairro Coroado/Eldorado e a creche de Lacerdina, ambas inacabadas. Cézar Ricardo ainda foi bastante ousado e criticado ao adquirir em sua administração o terreno no distrito de Lacerdina, para a construção do Parque Jequitibá, entre outras obras planejadas. Na época, muita gente criticou aquela compra e o acusou de pagar valor acima de quanto valia. Hoje é possível perceber que foi um excelente negócio, pois o Parque Jequitibá tornou-se uma esperança para o crescimento de Carangola.
Apesar de elogios da sua forma responsável e ousada de administrar, Cézar Ricardo foi muito criticado por muitos carangolenses por não ser um Prefeito muito acessível. Também criticaram Cézar pela falta de diálogo em seu Governo, principalmente com a categoria de servidores públicos municipais, de forma especial, os profissionais da educação.
Muitos falam pelas ruas que Cézar só não foi reeleito porque não teria dado um reajuste aos servidores municipais, o que teria causado revolta de muitos carangolenses.
Alguns chamam Cézar de forasteiro, por não ser carangolense “da gema” e por aparecer com mais frequência apenas em época de eleições. Outros vêem em Cézar a esperança de uma administração responsável e mais ousada, rápida e eficaz .
Fato é que trata-se de um candidato forte, que entra na disputa com chances de vitória, ainda mais tendo o apoio de nomes de peso da política local, como do vereador e ex-prefeito Patrick, do ex-vereador e ex-candidato a Prefeito Tatá do Roberto, do ex-candidato a Prefeito Coelho do Posto Alvorada, dos atuais vereadores Wladmyr e Luiz Miranda, entre vários outros nomes.
Fica a incógnita de quem virá como candidato a Vice-prefeito na chapa de Cézar Ricardo. Rumores expressam que o grupo estaria aguardando a resposta de uma pessoa que muito acrescentaria à chapa de Cézar. Porém, o nome ainda não foi revelado.
Boa sorte ao Cézar!
PAULO CÉSAR DE CARVALHO PETTERSEN (PAULO PETTERSEN)
Paulo Pettersen, como é conhecido, foi Prefeito de Carangola de 1983 a 1987, tendo logo após sido deputado estadual de Minas Gerais por quatro legislaturas consecutivas, entre 1987-2003, pelo PMDB. Depois perdeu a eleição para deputado e retornou de BH a Carangola, disputando eleições municipais, tendo sido vitorioso em 2016, sendo prefeito de Carangola de 2017 a 2020.
Paulo Pettersen é uma das figuras políticas mais carismáticas, tendo sua facilidade de comunicação com o povo e sua irreverência, pontos fortes que fazem dele sempre um candidato de peso em qualquer eleição. Sua campanha em 2016 travou forte “duelo político” com o Prefeito da época, Cézar Ricardo, que disputava a reeleição, chamando-o de “forasteiro” aos quatro cantos da cidade, e prometendo valorizar o povo de Carangola, já que Cézar teria empregado muitas pessoas de fora na Prefeitura.
Quando Paulo assume a prefeitura de Carangola, surpreendeu ao trazer alguns secretários também de fora, sem vínculo com Carangola, para trabalharem em seu Governo, como o então secretário de administração e o secretário de saúde de sua gestão, bem como outros cargos na prefeitura.
Sua gestão foi marcada pela acessibilidade do povo ao seu gabinete, sendo que fazia questão de atender todos que o procuravam, é claro, dentro de suas possibilidades. Inaugurou algumas obras nesta gestão, mas nenhuma de grande expressão como muitos acreditavam. A Pandemia pode ter atrapalhado seus planos. Mas foi um Governo firme e compreensivo durante a pandemia, sabendo balancear as ações de forma coordenada.
A sua gestão foi amada por muitos e odiada por outros. Fato é que nos anos finais de sua gestão, teve um secretário de administração que o ajudou muito a “arrumar a casa”. Mas infelizmente, o secretário foi vitimado pela covid-19, vindo a óbito.
Paulo Pettersen é um político que, culturalmente, tem seu “grupo fixo” de eleitores em Carangola, que como um “pacto”, tem o compromisso de sempre votar nele. Somado a este grupo de eleitores, tem aqueles que simpatizam com Paulo e com sua forma de administrar. Assim, Paulo Pettersen também aparece como um forte candidato à Prefeitura de Carangola.
O vereador Rivan Viana, hoje presidente da Câmara Municipal, fez parte da base de Paulo nas últimas eleições, assim como os vereadores Sandro do Táxi, Renildo e Humbertinho. Atualmente, tudo indica que Sandro, Renildo e Humbertinho apoiarão a reeleição de Silas Vieira. Já Rivan ainda não se manifestou publicamente se continua com o apoio a Paulo.
Outra incógnita é quem será o candidato a Vice-prefeito de Paulo Pettersen. Alguns nomes chegam de forma extraoficial, mas a verdade é que também não há um nome 100% definido. Apesar de Paulo ainda não ter lançado oficialmente a sua pré-candidatura à Prefeitura de Carangola, pessoas ligadas ao seu grupo já confirmaram ao Carangola Notícias que ele se candidatará mais uma vez ao cargo de Chefe do Executivo.
Boa sorte ao Paulo!
SILAS VIEIRA
Silas Vieira, o conhecido Silas da Caran-cola, é o atual Prefeito de Carangola. Eleito em 2020, surpreendeu muitos, que acreditavam que a disputa majoritária estaria entre Cézar Ricardo e Paulo Pettersen. Mas o próprio Carangola Notícias noticiou o crescimento visível da candidatura de Silas Vieira e seu vice, Roberto Alves nos últimos dias de campanha.
Em um momento de rivalidades de Direita e Esquerda a nível Nacional, Silas, que teria muitos eleitores de Direita, se une a Roberto, ícone do PT e da Esquerda em Carangola. A união de Silas e Roberto fez uma mistura que estrategicamente deu certo, conquistando votos em 2020 tanto de eleitores carangolenses de Esquerda quanto de Direita. Com um discurso de não fazer promessas e sim compromissos, a dupla levou a vitória nas eleições de 2020.
Silas iniciou a sua gestão em 2021 até os dias atuais, sendo seu Governo marcado por uma administração que conquistava elogios até mesmo dos adversários políticos. Silas recebeu deputados de vários outros partidos e de outros grupos políticos, sendo receptivo a todos que de uma forma ou outra quis ajudar Carangola. Ao contrário de alguns antecessores, o Prefeito Silas recebeu emendas parlamentares de qualquer deputado que quis apoiar o município, mesmo aqueles deputados aliados de seus rivais políticos, sempre respeitando a indicação do recurso, fazendo da Prefeitura uma “ponte” para o recebimento da verbas e a aplicação destas em melhorias na cidade. Sem sombra de dúvidas, a gestão de Silas ficou marcada por ser uma das que mais recebeu recursos por emendas parlamentares.
A gestão Silas Vieira caminhou muito bem, com uma administração considerada responsável por grande parte da população carangolense, alcançando várias conquistas, como alcance do piso salarial aos professores municipais e o plano de cargos e salários, promessas essas não cumpridas de vários prefeitos lhe que antecederam. Silas cumpriu repasses de convênios e ao contrário de antecessores, tem cumprido as emendas impositivas dos vereadores.
Muitos elogiam a cidade mais bonita, mais limpa, várias praças mais estruturadas, estradas rurais em boas condições. Outros cobram as melhorias prometidas à praça do Distrito de Lacerdina de forma completa, as obras tanto faladas mas que pouco saíram do papel no Parque Jequitibá e em diversos bairros da cidade, bem como nos distritos. Silas também não conseguiu a finalização das obras das creches do Bairro Coroado e do Distrito de Lacerdina, iniciadas no Governo de Cézar Ricardo, e que o Governo de Paulo Pettersen também não conseguiu finalizar.
Fato é que o Governo de Silas teve muitas conquistas. Porém, alguns cobram uma ousadia de uma obra mais expressiva. O Parque Jequitibá era a esperança de muitos, mas até o momento, pouco se estruturou no local tendo-se em vista o lindo projeto apresentado.
De uma forma geral, fica explícita uma avaliação positiva e sólida do Governo de Silas e Roberto, mas que se desestruturou um pouco com dois fatos que marcaram negativamente a sua equipe de Governo: o rombo na secretaria municipal de saúde, que levou à exoneração do secretário de saúde e a decretação de sua prisão, tendo o ex-secretário ficado foragido até que seu mandado de prisão fosse revogado pela Justiça. O processo criminal está em andamento, tendo o ex-secretário sido denunciado pelo Ministério Público por Peculato e Lavagem de dinheiro. Isso impactou negativamente o Governo de Silas, que informou sua isenção em relação ao fato, em tese, criminoso, e que elementos sua equipe estaria contribuindo com as investigações do MPMG para desvendar o acontecido.
Outro fato negativo foi a localização de ossada humana no lixão em Lacerdina, que teria sido retirada do cemitério de Carangola. O fato foi lamentável e também causou grande desgaste, sendo um prato cheio para a oposição, já que realmente a falha foi grave e absurda.
Diante de fatores positivos e negativos vivenciados em seu Governo, o Grupo de Silas Vieira e Roberto Alves aposta na reeleição, já que o saldo seria muito mais positivo do que negativo.
O jeito simples e fraterno de Silas e Roberto conquistam, e o bom trabalho desenvolvido são fatores positivos para uma possível vitória. O cumprimento de compromissos assumidos, a inauguração de várias obras e o apoio da maioria dos vereadores da Câmara Municipal, fazem da chapa Silas e Roberto bem forte, com grandes possibilidades de vitória. Além disso tudo, Silas está com a “máquina pública” nas mãos, o que é um fator mega positivo para qualquer prefeito que disputa a reeleição. Silas é o único pré – candidato que já tem seu pré -candidato a vice, Roberto Alves.
Boa sorte ao Silas e ao Roberto!
ENFIM, CARANGOLA POSSIVELMENTE TERÁ 4 CANDIDATOS A PREFEITO, FALTANDO 2 ANÚNCIOS OFICIAIS DE PRÉ-CANDIDATURAS PARA ESTA CONFIRMAÇÃO: O DE BETTY GIOVANNONI E DE PAULO PETTERSEN.
O CARANGOLA NOTÍCIAS FICARÁ ATENTO PARA NOTICIAR TODAS AS MOVIMENTAÇÕES POLÍTICAS EM CARANGOLA E REGIÃO, BEM COMO INFORMAR SOBRE O CLIMA POLÍTICO DAS CAMPANHAS DE FORMA VERDADEIRA E IMPARCIAL, MAS JAMAIS OMISSA.
TEXTO E MONTAGEM FOTOS: CARANGOLA NOTÍCIAS – REPRODUÇÃO DE CONTEÚDO PERMITIDA SOMENTE MEDIANTE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E CRÉDITOS.