logo-blog

SUPERAÇÃO: JOVEM CARANGOLENSE COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBE O PICO DA BANDEIRA

1 de agosto de 2024

Wederson Alves Ferreira, de 31 anos, mais conhecido como Dedé, nasceu com uma deficiência visual que ao longo dos anos o levou a perder gradualmente a visão. Hoje, ele possui apenas 0,5% da visão e sonhava em refazer a trilha.

“Sempre gostei de desafios, pois acredito que os obstáculos nos fazem maiores. Por conta disso, esse sempre foi um dos meus sonhos. Acredito que o homem é do tamanho do problema ou obstáculo que o abala”, disse Wederson.

Sensação de vitória

A aventura ocorreu no último domingo (21), e o acesso ocorreu pela portaria do lado capixaba do Parque, em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto. No início da subida, o termômetro já marcava 7°C. Acompanhado de sua mãe e de um casal de amigos, Wederson realizou a trilha em direção ao cume da montanha. Sobretudo, além do frio, enfrentou diversos obstáculos no caminho, porém obteve uma sensação de vitória quando chegou ao topo.

Foi uma sensação única, uma sensação de vitória. Me lembrou a sensação que tive em cada campeonato de karatê que venci, especialmente quando ganhei pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Karatê em Brasília, no ano de 2014”, ressaltou Dedé.

Exemplo de superação

Tricampeão brasileiro e campeão sul-americano de Karatê, a história de Wederson é um exemplo de superação e a prova de que, com determinação e apoio, qualquer sonho pode se tornar realidade.

Após algumas horas de caminhada, o jovem alcançou o topo do Pico da Bandeira. No alto, ele pode sentir a brisa do vento no rosto e a sensação da liberdade. “Nunca deixem que a sua deficiência defina os seus limites. Enfrente os desafios de frente, pois cada obstáculo superado é uma vitória pessoal. Acredite em si mesmo e siga em frente com determinação”, disse.

Portal Caparaó