VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE? VAMOS AJUDAR O CARANGOLENSE EMANUEL (MANU)?
24 de agosto de 2018As Igrejas Metodistas de Carangola e Muriaé, em Minas Gerais, tem se mobilizado para arrecadar fundos em prol da campanha voltada para ajudar a família de Emanuel de Matos Moreira, portador da rara doença Niemann Pick, tipo C. O diagnóstico da doença surpreendeu a família há cerca 2 anos e meio.
Emanuel, também conhecido como Manu, fez na sexta-feira, dia 27-07, 17 anos de idade. Ele é filho da Pastora Lussandra de Matos Moreira, que atua como adjutora na Congregação Metodista de Lacerdina, comarca do município de Carangola (MG). Em conversa com o Expositor Cristão, a pastora contou que um dos motivos da campanha atual, foi a piora no quadro do filho, e a ausência de envio do medicamento por parte do Governo Federal. “A pouco tempo ele ficou três meses sem o medicamento. Entramos em processo e eles voltaram a enviar o remédio que custa 50 mil reais por mês”, explicou Lussandra.
Os valores arrecadados são especialmente para compra de descartavéis para a administração da dieta, compra de fraldas e gastos com farmácia. O medicamento Zavesca (miglustate), é fornecido hoje pela União. “Esse medicamento é paliativo, apenas para inibir o avanço da doença”, detalhou a pastora.
No início do tratamento, a família e a igreja não entendiam a gravidade do caso. Apenas para realizar o diagnóstico que revelou as dificuldades que Emanuel enfrenta hoje, foi necessário um investimento de 15 mil reais, valor conquistado através de programas de saúde do município. Além da demora do diagnóstico, os pais, a avó e a irmã que se revezam nos cuidados de Emanuel, enfrentam o agravo recente da doença. Hoje, a igreja compreende e colabora com a realidade da Pastora Lussandra. “Estou em uma congregação que hoje tem mais ou menos 70 membros. Geralmente vou à noite, sou nomeada de forma parcial, e a igreja é na minha cidade, então fica mais tranquilo”, afirmou. “Quando assumi como pastora, era um tempo em que a doença não estava tão grave, então eu me doava mais. Agora, principalmente depois da colocação da sonda, ele depende mais de mim”, contou.
Em meio a adversidade, a pastora mostra gratidão pela compreensão da congregação e pelo apoio de metodistas em vários níveis. “Eu fico muito grata com a Igreja. Eu sei que a Metodista é uma família e é amorosa. Antes não tinha essa mobilização pois eu não me abria muito e até não via necessidade, mas sempre contei com apoio. Até pastores me ajudaram na aquisição da cadeira do Emanuel”, lembrou. A pastora Lussandra falou ainda que sempre contou com ajuda quando precisou. “A Bispa Marisa e a Bispa Hideide conhecem meu caso e estão sempre me ajudando. Eu fico muito feliz com esse carinho da igreja com o Emanuel”, disse.
A pastora Rosângela Donato, da Igreja Metodista Central de Muriaé, também é uma das apoiadoras. A Superintendente Distrital, além de potencializar a divulgação da campanha atual, tem ajudado a Pastora Lussandra no projeto de lançamento de um livro que conta a história de Emanuel. “A Central vai patrocinar e essa semana já foi para gráfica. Até para evitar que a gente fique fazendo campanha pelas redes sociais, pois as pessoas ficam com medo de ajudar”, contou a pastora Lussandra. O livro se chamará “Emanuel – Deus Conosco”, e toda a verba arrecadada com a venda da publicação, será destinada para o tratamento do protagonista dessa história: Manu.
A família, grata pela acolhida e mobilização da Igreja Metodista, tem divulgado a imagem abaixo. Você pode ajudar essa causa doando através do depósito em conta bancária.
Confira abaixo as informações para ajudar o Manu:
http://www.expositorcristao.com.br/igrejas-metodistas-de-mg-se-mobilizam-em-campanha-por-manu-portador-de-doenca-rara#.W1jqp2_gMTc.facebook